Neste sábado, 24, teve gente que foi ao shopping para adotar um cão ou gato em mais uma edição da Feira de Adoção, promovida pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com o Parque Shopping. Trinta animais foram disponibilizados para doação, sendo que 15 conseguiram um lar.
A estudante Andreza Costa, 19 anos, adotou um filhote macho de pelagem cor de caramelo. De imediato, houve empatia e a definição do nome: Tobi. "É a redução de Tobias, o nome de um cachorrinho que vi em um filme. Meu interesse foi sempre adotar, pois são animais que têm menos chances de conseguir um lar", conta a estudante que explicou a escolha do nome do novo animal de estimação. Tobi vai morar em uma casa ampla no bairro do Mangueirão, com direito à uma caminha no quarto da dona.
De acordo com Altevir Lopes, gerente do CCZ, as feiras são fundamentais para o trabalho do centro, que é voltado para o controle de doenças que podem ser transmitidas pelos animais aos homens. "Por isso, não justifica mantermos animais saudáveis em nosso canil/gatil de observação. Eles precisam estar alegrando as famílias, com todo companheirismo e afeto que só eles têm, cumprindo o ciclo da vida da melhor forma", afirma.
A família do pequeno Valentim, 3 anos, encontrou na feira de adoção um amigo para o garotinho, que era só alegria. "Escolhemos esse porque aparenta não crescer muito e tinha que ser um macho, já que o Valentim escolheu o nome de Ted. Agora eu espero que seja um companheiro pra ele e nós vamos ensinar a cuidar, a alimentar, a levar para fazer xixi e cocô e assim incentivar essa responsabilidade nele", contou a avó do garoto, Estela Mares, 56 anos.
Ainda na feira, os visitantes puderam conhecer um pouco mais do trabalho do CCZ por meio da exposição de animais peçonhentos que os técnicos usam para ilustrar o programa de combate a esses animais. Outra ação foi da vacinação antirrábica, que estava disponível gratuitamente para cães e gatos maiores de três meses. "Sempre trazemos a vacina para as feiras porque é uma oportunidade de resgatarmos aqueles animais que por algum motivo não foram vacinados na campanha, que é anual", esclarece Altevir, lembrando ainda que a vacina está disponível de segunda a sexta-feira no CCZ e no posto fixo localizado no Ministério da Agricultura, no Entroncamento.
Alunos e professores do curso de medicina veterinária da Universidade da Amazônia (Unama) também deram orientações aos visitantes sobre o controle de carrapatos e outros cuidados com os animais.
A próxima feira de adoção está programada para o dia 24 de março, de 9h às 13h, também no Parque Shopping.