O Ver-o-Peso, maior complexo de feira livre da América Latina, vai completar 391 anos nesta terça-feira, 27. Uma programação especial será oferecida aos feirantes e ao público convidado no período de 26 a 28 deste mês. Um bolo com dez metros de comprimento recheado com goiabada será oferecido aos convidados, após o tradicional “Parabéns pra você”. A Secretaria Municipal de Economia (Secon), gestora do local, está organizando a festa em comum acordo com os permissionários.
Serão oferecidos serviços de saúde, emissão de carteira de trabalho e palestras sobre empreendedorismo e conservação de alimentos. A novidade deste ano é a prova do MasterChef, como parte da agenda dos Jogos do Ver-o-Peso, que também podem ser chamados de Jogos de Identidade Gastronômica, já que as disputas exigem agilidade no preparo dos alimentos e maior velocidade em consumi-los.
Ao completar 391 anos, o Ver-o-Peso ganha festa especial. Segundo a diretora geral da Secon, Naíza Redig, a meta é qualificar os permissionários com palestras sobre formação de pequenos empreendedores individuais, além de ensiná-los novas técnicas para conservação dos alimentos e controle de zoonoses.
A programação se inicia nesta segunda-feira, 26, com serviços de saúde aos feirantes. Serão realizadas consultas médicas, aferição da pressão arterial e testes de glicemia pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no horário de 8h às 13h. Na terça-feira, 27, a festa será a partir das 6h, com alvorada de fogos de artifícios. A Banda da Guarda Municipal vai fazer sua homenagem tocando os parabéns às 9h. Um bolo com dez metros de comprimento será servido aos convidados. O último dia será dedicado à educação empreendedora.
Jogos - Os Jogos do Ver-o-Peso foram criados para motivação e lazer dos permissionários. A atividade não utiliza equipamentos esportivos. Alimentos como macaxeira, castanha-do-Pará, cupuaçu e goma são os instrumentos na disputa. Este ano, duas novas provas serão apresentadas: a do Master Chef e a do embalador de ovos. O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Wilson Neto, diz que a prova do MasterChef foi criada para homenagear Belém, que detém o título de cidade gastronômica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Será uma festa, tenho certeza que todos vão gostar”, disse o secretário.
As disputas dos jogos começam com a prova de descascar a macaxeira, seguindo das provas de descascar castanhas-do-Pará, despolpar cupuaçu e peneirar a goma. A quinta prova será para embaladores de ovos, entre os permissionários da área de mercearia da feira. As duas últimas provas serão o MasterChef e comer peixe frito com açaí. A prova do MasterChef é a novidade deste ano, e vai se caracterizar por três pontos: inovação do prato, apresentação e sabor. O júri será composto por professores e alunos da Universidade da Amazônia (Unama).
A programação musical tem Mestre Curica, o Rei da Guitarrada, a partir das 13h30 do dia 27. Na quarta-feira, último dia da programação, mais uma rodada de serviços de saúde aplicará testes para identificação do vírus do HIV, sífilis e hepatites do tipo B e C; além de serviços de emissão de carteira de trabalho e palestras sobre microempreendedor individual (MEI) e avaliação e orientação nutricional e de motivação profissional. Cerca de 2 mil pessoas devem participar das homenagens a um dos cartões postais mais antigos de Belém e do Brasil.
História - A casa de “Haver o Peso” foi criada no ano de 1625 e a partir de 1627, ano considerado de fundação do local, o Ver-o-Peso passa a se consolidar como maior entreposto de mercadorias da região Norte, acompanhando o crescimento da cidade e se adequando às modernidades trazidas pelo auge da economia da borracha na capital paraense, já no final do século XIX. Atualmente, o complexo compreende a feira tradicional, com 815 permissionários, a do açaí, com 131 feirantes; o Mercado Francisco Bolonha ou de Carne, como é mais conhecido, com 96 permissionários; o Mercado de Ferro ou de Peixe, com 98 vendedores; e a chamada Pedra do Peixe, com 160 permissionários, totalizando 1.300 pessoas.
Em quase quatro séculos de funcionamento, o Ver-o-Peso se mantém firme com volume de R$ 1 milhão em comercialização de produtos e serviços diariamente. A imagem do mercado de carne ou de ferro é conhecida mundialmente pela arquitetura singular em ferro trazida pelos ingleses. O Complexo tem quatro elementos tombados pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1977.
Confira a programação:
- Segunda-feira, 26:
Das 8h às 13h - Consultas médicas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
- Terça-feira, 27:
6h - Alvorada.
9h - Parabéns e corte do bolo.
10h - Abertura Dos Jogos do Ver-o-Peso.
13h30 - Show Com Mestre Curica, Rei da Guitarrada.
- Quarta-feira, 28:
8h às 13h - Ação de saúde com testes rápidos de IST/Aids.
8h - Emissão de 50 carteira de trabalho.
15h às 17h - avaliação e orientação nutricional.
15h às 16h30 - Palestra do Sebrae “Atendimento que transforma”.