Considerada um importante espaço de lazer, cultura e um cartão postal que recebe milhares de fiéis durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Praça Santuário de Nazaré passará por reforma antes da próxima festividade religiosa.
Nesta sexta-feira, 13, a jornalista Keytiane Braga, 25 anos, levou a família e o filho Joaquim, de 3 anos, para conhecer a Basílica de Nazaré e aproveitaram para visitar o espaço da praça. Eles são de Manaus e visitam a capital paraense pela primeira vez. “Queríamos muito conhecer a Basílica, depois viemos à praça aproveitar a sombra para descansar e as crianças para brincar. Acho importante que espaços como esse estejam sempre arrumados para receber os visitantes”, disse a turista.
No final do mês passado, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, determinou, em acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré, que fossem tomadas as providências para executar as obras de reparo e manutenção no local. A prefeitura também se comprometeu em realizar a obra antes do Círio 2018.
Dentre os serviços previstos, estão a substituição de pisos quebrados, reparo de bancos e lixeiras danificados, pintura de grades e reparo da iluminação.
Uma equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) fez a vistoria na praça para verificar as necessidades. “Nos dias 2 e 3 de abril nossa equipe técnica foi até o local e identificou os danos existentes e fez um relatório sobre os serviços necessários. Entregue ao prefeito no dia 5, o relatório e o orçamento foram, imediatamente, autorizados por ele e já estamos trabalhando no processo licitatório para executar a obra”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.
A última reforma na praça tem cerca de 10 anos e foi realizada pela iniciativa privada. Para a direção da festa de Nazaré, a obra no espaço é muito importante pelo grande público que ela recebe. “A Basílica é um dos pontos turísticos mais visitados de Belém, portanto, a praça também recebe muitos visitantes de fora, além da nossa população que utiliza o espaço", destaca o diretor de patrimônio da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Salame. "A praça está precisando de reforma e manutenção porque está bastante deteriorada”, completou.