Pesquisar

Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador

Foto: Oswaldo Forte
Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador
Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador
Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador
Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador
Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador
Ciclo de palestras marca programação do Dia do Trabalhador

A programação, que celebra o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, começou com um café da manhã oferecido aos que buscaram os serviços do Portal.

Teve início na manhã desta quarta-feira, 02, um ciclo de palestras e oficinas promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e do Portal do Trabalhador. A programação, que celebra o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, começou com um café da manhã oferecido aos que buscaram os serviços do Portal, durante a manhã, na sede que fica na rua Gaspar Vianna, bairro do Reduto, em Belém. As atividades do evento seguem até sexta-feira, dia 04, e é gratuita para todos.

Na programação serão oferecidas palestras com diversos temas, como mercado de trabalho, seguro desemprego, qualificação profissional, além de oficinas ensinando como elaborar o currículo. A palestra de hoje foi com o superintendente regional do trabalho, Alberto Campos, que falou sobre mercado de trabalho, seguro desemprego, o programa Jovem Aprendiz e qualificação profissional.

Na quinta-feira, 03, às 9h, a palestra é com integrantes da turma de Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), e será sobre apresentação pessoal, elaboração de currículo, relação interpessoal e ética profissional. Encerrando a programação, na sexta-feira, 04, às 9h, o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Pará (UGT-PA), José Francisco, fala sobre reforma trabalhista.

Jailterson Luís, de 20 anos, saiu bem cedo do distrito de Icoaraci, onde mora, para chegar às 4h30 no Portal do Trabalhador. Ele contou que foi a segunda vez em que tentou tirar a Carteira de Trabalho e Proteção Social (CTPS), mas na primeira não conseguiu uma das 20 senhas emitidas todos os dias no Portal. Com a senha de número 6, o rapaz aguardava o atendimento. “Estou no meu primeiro emprego, no qual estou ‘fazendo bico’, mas me pediram a carteira de trabalho pra eu ser contratado, por isso, estou com muita urgência nesse documento. Espero que tudo dê certo e eu saia daqui com o documento”, comentou Jailterson.

Serviços - A abertura do evento teve a presença do vereador Nilton Neves (PSL) e do titular da Secon, Mário Freitas. Neves comentou que os serviços oferecidos pelo Portal do Trabalhador são todos gratuitos. “Todos os serviços disponíveis no Portal são gratuitos. Não se cobra nada por eles. Além do que, em breve, além da emissão da carteira de trabalho, teremos a emissão de carteira de identidade, que é resultado de um convênio com a Secretaria de Estado de Segurança (Segup)”, adiantou.

Gilvan dos Anjos, coordenador do Portal do Trabalhador, disse que a entidade está sempre em busca de melhorar o atendimento para todos. “Já fazemos aqui a emissão da carteira de trabalho, encaminhamos para o mercado de trabalho, ensinamos como formatar currículos e, quando é necessário, preparamos os candidatos para as entrevistas de emprego. Nossa intenção é melhorar ainda mais esse atendimento, e estamos nos preparando para começar a emitir carteiras de identidade”, explicou.

O Portal do Trabalhador também oferece cursos de qualificação social e profissional e também articula o acesso ao seguro desemprego.

O vendedor Johnatan Tavares buscava atendimento para dar entrada no seguro desemprego. Morador do bairro do Paar, ele chegou atrasado para o atendimento, mas conseguiu uma das senhas. “É a segunda vez que busco o serviço do seguro desemprego, sendo que a primeira vez foi há quase três anos. Quero regularizar essa situação, porque agora pretendo ter meu próprio negócio na área de vendas”, explicou Johnatan.

Serviço:

Programação pelo Dia do Trabalhador, promovida pela Secon. Sempre às 9h, na quinta-feira, 03, palestra com a turma de Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz); na sexta-feira, 04, o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Pará (UGT-PA), José Francisco, fala sobre reforma trabalhista. Na sede do Portal do Trabalhador (rua Gaspar Viana, 754, entre travessa Piedade e avenida Assis de Vasconcelos). Programação gratuita.

TAGS:

Relacionadas: