Pesquisar

Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias
Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias
Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias
Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias
Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias

A Prefeitura de Belém promove nesta semana, desde a segunda-feira, 7, e até a quinta-feira, 10, o recrutamento de 100 trabalhadores para uma nova rede de farmácias que chega à cidade.

Com oportunidades para os cargos de farmacêutico, balconista, operador de caixa e manobrista de carro, a Prefeitura de Belém promove nesta semana, desde a segunda-feira, 7, e até a quinta-feira, 10, o recrutamento de 100 trabalhadores para uma nova rede de farmácias que chega à cidade. A seleção ocorre via Portal do Trabalhador, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon).

O recrutamento, fruto da parceria entre a empresa e o Portal do Trabalhador, vai selecionar, inicialmente, os 100 primeiros funcionários para trabalhar nas farmácias que serão inauguradas ainda neste mês de maio nos bairros do Reduto e Batista Campos. As provas estão sendo aplicadas na sede do Fundo Ver-o-Sol, em São Brás.

De acordo com o coordenador de Intermediação de Mão de Obra (IMO), Carlos Magno, as pessoas que estão participando da seleção e recrutamento integram o cadastro do Portal do Trabalhador. “Com base no cadastro que as pessoas fazem junto ao Portal as acionamos. Por isso, é muito importante que todos mantenham seus dados atualizados para não perderem oportunidades como esta”, destacou.

Este ano, de fevereiro a maio o Portal do Trabalhador já encaminhou cerca de 250 pessoas para o mercado de trabalho, atendendo demandas das empresas. A parceria com a rede de farmácias que chega a Belém deve recrutar até o final do ano mais 900 pessoas para compor o quadro de funcionários das unidades que ela abrirá.

Jonathan Coelho, 30 anos, está há quatro meses desempregado, e agora teve a oportunidade de participar da seleção para trabalhar na rede de farmácias. “Com essa crise que o país passou, o local que eu trabalhava reduziu o número de funcionários e eu fui um dos demitidos. Para não correr o risco de ficar muito tempo sem um emprego fui ao Portal do Trabalhador fazer meu cadastro e já estou tendo uma oportunidade de participar desta seleção. Isso é maravilhoso. Ainda bem que a Prefeitura faz isso para o cidadão”, comemorou.

Demanda - De 100 a 200 pessoas procuram o Portal do Trabalhador diariamente para realizar o cadastro, conforme explicou o coordenador da IMO. “Sabemos que o índice de desemprego estava muito grande, mas aos poucos esta realidade está mudando. E com base nas parcerias que fazemos com as empresas, temos a possibilidade de encaminhar mais pessoas ao mercado de trabalho”.

Magno destacou ainda a importância da mão de obra qualificada para a conquista de determinadas vagas. “Baseado nos índices, com a baixa demanda de pessoas aptas para determinador cargos, o Portal do Trabalhador está realizando parcerias junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para ofertar cursos profissionalizantes”.

Por meio de convênio, somente neste primeiro trimestre quatro turmas foram capacitadas para as funções de confeiteiro, eletricista, agricultor orgânico e na área de logística portuária, totalizando 280 pessoas certificadas. O próximo curso previsto para ocorrer será o de apresentação pessoal e relações interpessoais, que irá atender a demanda de pessoas já inscritas pelo Portal.

Serviços - O Portal do Trabalhador, localizado na rua Gaspar Viana, 474, bairro do Reduto, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além do cadastro de pessoas para encaminhamento ao mercado de trabalho, entre os serviços disponíveis para a população estão a emissão da Carteira de Trabalho (CTPS) e de seguro desemprego.

O prédio sede do órgão está passando por adequações e, de acordo com o coordenador geral do Portal, Gilvan dos Anjos, a intenção é ofertar os cursos de qualificação no local. “Com um espaço maior, adaptado, esta será uma forma, também de dar a contrapartida às empresas que buscam a mão de obra junto ao nosso cadastro de pessoas. Quando eles necessitarem de um local para treinar seu quadro de pessoas, e até mesmo aplicar as provas de seleção, poderemos oferecer isso”. A meta para este ano, segundo Gilvan, é de captar 1.100 vagas de emprego.

Integração - Um dos objetivos do Portal do Trabalhador é de estar integrado aos demais órgãos municipais para receber demandas da oferta de empregos. A exemplo disso, com o início das obras do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro, foi estabelecida uma parceria entre o consórcio responsável pela construção e o Portal do Trabalhador, que disponibilizou postos de trabalho. Agora, a rede de drogarias também chegou ao Portal por meio de secretarias do município.

“Quando eles foram tirar suas licenças nas secretarias, logo foram orientados a procurar o Portal do Trabalhador para demandar essa oferta de empregos. Então, este é um trabalho integrado que a Prefeitura busca cada vez mais desenvolver em prol do cidadão”, enfatizou Gilvan.

Relacionadas: