A alegria dos alunos de 25 escolas municipais tomou conta do IV Festival Junino da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizado na manhã desta sexta-feira, 29, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), no bairro Umarizal.
O evento teve a participação de 500 estudantes com idades entre 05 e 15 anos da rede municipal de ensino. O festival reuniu os trabalhos realizados nas escolas durante a quadra junina através de apresentação de danças folclóricas do Brasil e do mundo como o carimbó, samba, frevo, quadrilha e dança japonesa. Teve, ainda, a dança do Re x Pa, pela paz nos estádios.
“Não é só dançar, nós pegamos a letra da música e trabalhamos dentro da sala de aula com os alunos para que eles entendam um pouco mais da nossa cultura”, pontuou a diretora da escola Olga Benário, que teve os alunos do Ciclo I apresentando a dança do carimbó, do grupo paraense Fruta Quente.
Já a escola Alda Eutrópio, no bairro do Tapanã, participou do festival inovando com a arte do outro lado do planeta, com a dança Japonesa de Gueixas e Samurais homenageando a terra do sol nascente. “A ideia surgiu com o momento que estamos vivendo, que é a copa do mundo”, justificou a professora responsável pelos estudantes Daniele Paiva, 41.
“Na escola, cada turma trabalhou um país, e esta foi a selecionada para se apresentar aqui para estudantes e educadores de outras escolas. Ficamos surpreendidos com o resultado deste trabalho que envolveu toda comunidade escolar, e tem como objetivo trazer e mostrar conhecimentos de culturas de diversas regiões do mundo”, acrescentou a professora.
Daniel Lopes, 08, ficou bastante entusiasmado com a programação que contou, ainda, com concurso de miss e premiações. O evento também marca o encerramento do primeiro semestre letivo.
O retorno das aulas está programado para o dia 1º de agosto.