Bem mais que dançar ao som das músicas da época e degustar as comidas típicas, a tradicional festa junina realizada no distrito de Outeiro, este ano, teve uma novidade que agradou a todos que estiveram presentes na primeira noite de apresentações, ocorrida nesta sexta-feira, 29, no estacionamento do bairro Água Boa, na ilha.
A novidade ficou por conta da estrutura montada, que foi remodelada e garante maior interação do público com as atrações da festividade. O “Arraiá da Capitá”, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro (Arout) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel), terá uma vasta programação cultural que segue até 01 de julho na ilha de Caratateua. Na primeira noite, apresentação do boi Mimoso da Água Boa, cordão do Pássaro Pipira, quadrilhas Garra Junina e Revelação do Marco, além de sorteios de brindes, foram algumas das atrações.
Todos os anos, a Administração Regional inova com as atrações, para proporcionar àqueles que moram ou visitam a ilha neste período do ano, uma festa animada e organizada. E, segundo um dos coordenadores da festividade, Paulo Silva, por entender que o público - independente do clima -, se faz presente, este ano foi pensada uma forma de contemplar a todos que prestigiam o evento, montando, desta forma, uma espécie de arena, com arquibancadas e áreas destinadas às barracas de vendas de comida.
“Outeiro é um polo de cultura, tem uma grande atividade artística com grupos folclóricos e quadrilhas, e este ano conseguimos trazer, também, grupos de fora. Então, este foi o diferencial deste ano, onde buscamos valorizar e estimular a economia local, destinando espaço aos ambulantes da ilha, com isso, a gente estima que possamos reunir cerca de 2 mil a 3 mil pessoas por noite”, afirmou Paulo.
Dona Edilamar Cavalheiro, 60 anos, mora na ilha há cerca de nove anos, e garante que faz questão de prestigiar o evento todas as noites. “Essa é uma festa linda, a gente vê os amigos, vizinhos e pessoas moradoras daqui (de Outeiro) fazendo aquilo que mais gostam, além do que, essa é uma boa opção pra quem não quer pegar um ônibus e atravessar a cidade só pra ver uma quadrilha. Temos uma programação maravilhosa e que esse ano surpreendeu todo mundo pela repaginada na estrutura”, elogiou.
Quadrilha – Oriunda do distrito de Icoaraci, a primeira quadrilha da noite a se apresentar e envolver as centenas de pessoas foi a quadrilha Garra Junina, fundada há 12 anos. “A gente ama estar nesse lugar, já é uma tradição para o nosso grupo fazer apresentação aqui (em Outeiro), e foi uma grata surpresa ver o quanto o local tá bem estruturado, organizado, com pessoas dedicadas a fazer uma bela festa para todos. Da nossa parte, a alegria ali dentro da arena é garantida”, assegurou a e presidente do grupo, Maria de Belém Miranda.
O “Arraiá da Capitá” de Outeiro marca o encerramento da programação junina da Prefeitura de Belém na cidade, e já promete deixar saudade para a família da dona de casa Michelle Amorim, 29 anos. “Tá um clima muito bom pra prestigiar em família. Eu venho aos finais de semana visitar minha mãe, que mora aqui em Outeiro, e saber que tem uma atração como essa é muito bom, porque consigo trazer até as crianças. Pena que já vai acabar”, brincou Michelle, que esteve acompanhada dos dois filhinhos e o marido.
O evento tem entrada gratuita, e inicia todos os dias, às 18h. Confira a programação deste final de semana:
Sábado, 30
18h - Início da programação com DJ e sorteio de brindes e apresentação dos grupos Quadrilha da Funbosque, Pássaro Bigodinho, Quadrilha Reino de São João e Quadrilha Moreninha. Haverá atração musical.
22h30 – Encerramento.
Domingo, 01
18h - Início da programação com DJ e sorteio de brindes, apresentação dos grupos Quadrilha Junina do ProPaz, Cordão de Pássaro Colibri do Outeiro, Boi Ametista, Quadrilha Rosa Vermelha, Quadrilha Império Junino, Pássaro Urubu do Fidélis, Grupo Regional Carimbó Jurupari (Tucuxi).
22h30 - Encerramento.