Rica em beleza e história, a ilha de Cotijuba, distrito de Outeiro, é um dos destinos escolhidos por centenas de pessoas que buscam diversão, lazer e tranquilidade durante o verão. Neste sábado, 28, cerca de 30 mil veranistas embarcaram do trapiche de Icoaraci, e aproveitam os 15 quilômetros de praias de água doce e morna, e ainda, curtiram a programação cultural ofertada pela Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e em parceria com a Administração Regional do Outeiro (Arout) nas praias do Farol e Vai Quem Quer. A programação se estende até hoje, 29.
“Estamos com uma programação diversificada musical para agradar todos os públicos e fechar o ‘Verão Para Todos’ aqui em Cotijuba”, explica o coordenador da Fumbel, Helder Bandeira
Conhecido como o maior tocador de banjo, Mestre Curica foi umas das atrações que garantiu a animação na Praia do Farol. “Para mim é muito gratificante fazer parte da programação musical da Prefeitura. Tocar de frente para praia, com vento no rosto e ver os veranistas curtindo os nossos ritmos do Pará é muito bom”, conta.
Andréa Sena, 30, moradora do bairro Val-de-Cans, atravessou o rio com a filha Heloísa, de 7 anos, para curtir o último final de semana de julho na ilha. A dona de casa aprovou a programação musical. “Estou amando. Já tinha sido convidada pra vir à ilha, mas nunca deu certo e hoje deu. As músicas, sem dúvida, estão animando muito todo o público”, disse Andréa.
Na praia do Vai Quem Quer, a animação ficou por conta do grupo Parafolclórico Tucuxi, de Outeiro. O aposentado Espedido Barbosa, 58, aproveitou o sábado para curtir o dia ensolarado no distrito. “Eu tenho uma casa próximo a Praia do Farol, mas quando venho sozinho, a escolha sempre é o ‘Vai Quem Quer’. A distância é grande, mas vale a pena, pois encontramos essa praia linda”, comenta o aposentado. Além do grupo Tucuxi, houve a apresentação também do grupo Sambloco.
Para garantir a tranquilidade dos veranistas, a Defesa Civil esteve presente durante o dia orientando a população na praia. Há cinco anos na Defesa Civil, Patrick Nascimento era um dos voluntários que integravam a equipe. “Esse trabalho é muito gratificante. Aqui prevenimos por meio de orientações e primeiros socorros. Não temos registos de ocorrências de acidentes, percebemos que as pessoas estão se comportando de forma responsável”, pontuou o voluntário.
Equipes da Guarda Municipal de Belém também estiveram com reforço na ilha para garantir a segurança e tranquilidade dos veranistas, com 20 homens e quatro motocicletas.