A rotina de aula dos mais de 80 alunos matriculados na Unidade Pedagógica Sebastião dos Santos Quaresma, localizada na ilha do Combu, ganhou uma atividade diferente nesta quinta-feira, 2, com a presença de equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizaram uma palestra sobre cidadania, políticas públicas e a importância da participação da mulher na política.
Com atividade lúdica, voltada para a faixa etária dos alunos da unidade, eles tiveram orientações acerca dos deveres de um político no âmbito da saúde, educação, esporte, entretenimento, segurança e sustentabilidade. Os estudantes puderam, ainda, votar nas urnas disponibilizadas para a ação, em um destes “candidatos” que mais lhe chamaram atenção, o que para a pequena Fernanda Machado, de cinco anos, foi uma boa experiência. “Nunca tinha votado, e hoje eu escolhi a educação”, disse a pequena garota fazendo referência para aquilo que mais lhe agrada no dia-a-dia. “Eu gosto muito de estudar”, disse a criança.
O programa "Eleitor do Futuro" foi até a ilha para contribuir com informações para estes futuros eleitores, já que a escola é uma extensão de seus lares, pois tudo o que eles aprendem na sala de aula, replicam em casa. "Essa é uma programação realizada mensalmente pela EJE, nas escolas privadas e públicas. Com isso o Tribunal busca desenvolver o seu papel pedagógico”, explicou o Técnico Judiciário do TRE, Valdizio Netto. “A manhã aqui na escola foi extremamente proveitosa, e nosso objetivo foi alcançado, que era despertar o interesse das crianças para as questões que envolvem cidadania, democracia e da importância de votar".
“A nossa escola não ensina apenas a ler e escrever, e sim, conhecimentos para a vida toda, e com isso, o ato de escolher nossos futuros representantes. A presença das equipes do TRE aqui, veio trazer uma maior consciência política aos nossos alunos. Eles ainda não votam, mas esse primeiro contato pode intervir futuramente de forma positiva para escolher um político que possa incentivar as políticas públicas”, avaliou o diretor geral da Escola Milton Monte, Thiago Oliveira, que é a Escola sede da UP do Combu.
REFERÊNCIA – A Unidade Pedagógica do Combu é mantida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e atende aos alunos ribeirinhos nos turnos da manhã e da tarde, desde a educação infantil até ao 5º ano.
A UP do Combu é o tipo de lugar que encanta desde a recepção. Projetada com as características típicas das moradias dos povos ribeirinhos, em contato direto com a natureza, o lugar soma ainda a conquista de ter uma das merendeiras premiadas no concurso nacional da merenda escolar, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE). Além disso, a unidade conta com o projeto Horta Escolar, realizado em parceria com a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), que é mais uma das ferramentas pedagógicas do município.
“As escolas das ilhas são referência na alimentação escolar, porque ela contribui não só na questão biológica do aluno, mas também, no social. Então tudo isso contribui para o bom rendimento deles na sala de aula”, avaliou o diretor.
ESCOLHA – Dentre todas estas peculiaridades da UP do Combu, ela foi a escola eleita pela Escola Judiciária Eleitoral do Pará, para representar a região Norte, na agenda de compromissos do Ministro e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, no próximo sábado, 04. “Esse será um momento histórico para o município de Belém, e nossa escola está de portas abertas para receber o ministro. Nossa expectativa é a melhor possível, principalmente para mostrar a ele como é a realidade do povo ribeirinho, e mostrar que dentre estas peculiaridades, nós conseguimos desenvolver um excelente trabalho na educação e ser destaque a nível nacional”, concluiu Thiago Oliveira.
EXPECTATIVA – Denise Silva é merendeira na escola há aproximadamente quatro anos, e no mesmo local estudam suas duas filhas. Para ela, ter a presença do ministro na escola vai ser um marco na vida da comunidade. “Vai ser interessante receber ele aqui, pra conhecer nossos costumes, nossa rotina dentro da escola, e saber que a minha filha Evelyn participou desse momento de palestra foi interessante, porque ajuda a despertar nela o interesse pela política no nosso país”, finalizou.
A visita do ministro Fux está marcada para ocorrer às 15h na UP do Combu. Acompanharão o ministro o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, representantes do TRE-PA, secretários municipais e outras autoridades.