A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), lança nesta quarta-feira, 12, o Portal Municipal do Empreendedor. A ferramenta voltada para estimular os pequenos negócios na capital, será apresentada durante evento que traz a peça teatral de educação financeira “Amor à Vista” no teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro do Marco.
O site, que é fruto de uma parceria do poder público municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), irá oferecer informações e serviços como: formalização dos Micro Empreendedores Individuais (MEI); palestras e cursos on line sobre gestão de negócios e mercado atual, além de orientações para obtenção de crédito.
A expectativa de atendimento, de acordo com a Secon, é de que sejam beneficiados com a ferramenta microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte, produtores rurais e agricultores familiares, além de empreendedores informais.
Segundo Regina Vilanova, coordenadora técnica da Secon, o objetivo do portal é estimular o empreendedorismo na capital paraense. “A ideia é estimular a formalização, a regularização e também a educação para gestão de pequenos negócios. A proposta é o de oferecer informações de forma simples e objetiva, para o empreendedor poder utilizar e aplicar no seu negócio”, explica.
Com o lançamento do site, a Prefeitura de Belém tem a expectativa de atrair um segmento importante para a economia do município, no caso os trabalhadores informais, como feirantes e ambulantes. “Atualmente, este segmento possui mais de três mil trabalhadores cadastrados pela Secretaria de Economia e é base importante para a economia local”, destaca o titular da Secon, Mário Freitas. “A atividade informal é um segmento importante para a economia de Belém. Um número considerável de trabalhadores atuando nas ruas que giram um considerável valor financeiro. Vamos trabalhar a importância e mostrar quanto é válido o empreendedorismo”.