Pesquisar

Prefeitura de Belém promove a “I Semana de Luta das Pessoas com Deficiência” nas escolas municipais

Foto: Ascom Semec
Prefeitura de Belém promove a “I Semana de Luta das Pessoas com Deficiência” nas escolas municipais
Prefeitura de Belém promove a “I Semana de Luta das Pessoas com Deficiência” nas escolas municipais
Prefeitura de Belém promove a “I Semana de Luta das Pessoas com Deficiência” nas escolas municipais

Palestra foi realizada nesta quarta-feira, 19, na Escola Municipal Donatila Santana Lopes, em Mosqueiro.

A luta pela inclusão social da pessoa com deficiência é o tema da “I Semana de Luta das Pessoas com Deficiência” realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Nesta quarta-feira, 19, alunos e professores estiveram reunidos na Escola Municipal Donatila Santana Lopes, no distrito de Mosqueiro.

Os estudantes puderam participar de uma roda de conversa com a participação da coordenadora do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie), Denise Costa, e da Promotora de Justiça de Mosqueiro, Juliana Dias Pinho. O bate papo abordou o tema “Estatuto da pessoa com deficiência: direitos e deveres da pessoa com deficiência no ambiente escolar”.

Ainda durante o evento foi discutido sobre a adequação e inclusão de estudantes nas escolas públicas municipais e o papel da escola na construção de uma educação de qualidade. Para Denise Costa, a importância das ações desenvolvidas no contexto escolar reside no processo de sensibilização das famílias dos estudantes com deficiência e na conscientização da sociedade sobre a complexidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE). "Essas ações visam também a valorização dos profissionais que lidam em seu cotidiano com as diferenças individuais de cada aluno atendido. Antes da deficiência, vem o ser humano, com a sua história de vida, a sua individualidade, seus desejos e diferenças", reforça a coordenadora.

"O Crie, por sua vez, tem o importante papel de realizar a inclusão do aluno com deficiência nas turmas regulares, proporcionando o suporte necessário para que o estudante com deficiência tenha todos os seus direitos garantidos para o exercício da cidadania", completa Denise.

A apresentação de palhaços do Crie arrancou gargalhadas das crianças e adultos presentes na apresentação da escola. O grupo teatral demonstrou, com muito bom humor, a importância da inclusão escolar.

A programação da Semec segue nesta quinta, 20, na Escola Municipal Miguel Pernambuco Filho, no bairro do Jurunas, com a palestra “Você vai gostar de mim”, que vai tratar sobre o preconceito, bullying e inclusão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade.

A “I Semana de Luta das Pessoas com Deficiência” é realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, data celebrada no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido pela proximidade do início da primavera, fenômeno que representa a renovação da luta das pessoas com deficiência.

TAGS:

Relacionadas: