Com a aproximação do Círio de Nazaré e das festividades de final de ano, quando costumam aumentar as contratações e ofertas de trabalho e renda, moradores da Bacia da Estrada Nova se preparam para as oportunidades temporárias por meio dos cursos de Informática, Eletricista Predial e Agente Ambiental, oferecidos de graça pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova. As atividades fazem parte do trabalho de promoção do desenvolvimento social de famílias das áreas que vão receber obras de macrodrenagem e urbanização.
Os cursos de informática e eletricista foram escolhidos pelos próprios moradores, que acreditam na empregabilidade rápida com essas formações. As atividades ocorrem em locais com estrutura e materiais para atender as necessidades dos cursos. Isael Gomes Siqueira, de 21 anos, já concluiu o Ensino Médio e está confiante que o curso de eletricista vai abrir oportunidades. “É uma área que é bem rentável e que tá me interessando. Tem mercado e se eu quiser até trabalhar como autônomo tem muita oportunidade pra trabalhar”, acredita Isael.
Única mulher no curso de eletricista, Milene Vieira da Conceição, de 33 anos, está desempregada e está otimista com a possibilidade de atuar profissionalmente como eletricista. “Na minha casa eu já troco uma lâmpada, troco interruptor, sempre tive curiosidade, mas eu nunca tive oportunidade de aprender. Agora eu tenho e tô gostando muito e quero trabalhar com isso”, planeja.
De março até este mês de setembro, já são cerca de 10 cursos e oficinas realizados sem custos para as famílias da Bacia da Estrada Nova. A meta é atender cerca de 700 pessoas com qualificação e orientação profissional e social até o final das obras e fortalecer as atividades econômicas das comunidades.
Os próximos cursos a serem oferecidos de graça são Design de Sobrancelhas, Cozinha Básica, Manutenção de Celulares, Operador de Caixa, além da oficina de Elaboração de Currículo e preparação para Entrevistas de Emprego. Todos são realizados sem custos para os participantes. A divulgação é realizada na própria comunidade por meio de veículo sonoro, visitas porta a porta e também em escolas, igrejas, associações e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) das áreas.
Qualidade dos cursos – Para assegurar a qualidade dos cursos e oficinas oferecidas para as comunidades, técnicos fazem o monitoramento das atividades e também dão suporte para os participantes terem um melhor desempenho. “Isso aumenta a confiança e a segurança de quem participa para poder atuar melhor. É importante para passar aos alunos o melhor curso”, explica o engenheiro civil Haroldo Ruffeil que monitora os cursos da área de engenharia, como o de pedreiro assentador, o de instalador hidráulico e o de eletricista.
Portal do Trabalhador – O Portal do Trabalhador de Belém, órgão municipal que realiza a intermediação de empregos por meio das empresas cadastradas já recebeu participantes de oficinas e cursos para registro no sistema de encaminhamento para entrevistas de emprego. Alguns participantes também conheceram as possibilidades de qualificação e de microcrédito do Fundo Ver-o-Sol, destinadas a quem quer se tornar microempreendedor.
Para mais informações sobre o Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova, cursos, oficinas e obras, os moradores podem ligar para o Plantão Social da Unidade Coordenadora do Programa no número 0800 095 0016. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h.