De longe, a animação já se fazia notar. Chegando mais perto, a alegria, os sorrisos e a grande disposição de todos se tornam contagiantes. São sempre assim os aulões de ginástica na praça Brasil, no bairro do Umarizal. E nesta quinta-feira, 25, a aula da Academia ao Ar Livre teve o diferencial de também fazer um alerta sobre a campanha Outubro Rosa, e tem o intuito de fortalecer a prevenção do câncer de mama.
A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) e parceria com a associação Amigos da praça Brasil e outras entidades.
Com som mecânico e também de uma dupla de músicos do grupo Os Baioaras, Almir Kalif, professor e coordenador das atividades das Academias ao Ar Livre da Sejel, comandou o aulão, que sempre aposta nos ritmos paraenses e no bom humor, principalmente, das alunas.
“Nosso trabalho é incentivar as pessoas a procurarem ter uma melhor qualidade de vida, buscando a saúde. Atendemos a cerca de 2.500 pessoas ao mês, no trabalho com as Academias ao Ar Livre. E esta academia aqui da praça Brasil é exemplar, porque os frequentadores se uniram, fizeram uma associação e cuidam de tudo na praça e entre eles mesmos”, elogiou Almir Kalif.
Programação - A programação na praça Brasil começou por volta das 7 horas, com as frequentadoras usando camisetas cor de rosa, em alusão à campanha Outubro Rosa. Muitas delas usaram balões, também rosas, para fazer as coreografias. Uma grande mesa foi montada para receber os alimentos do café da manhã coletivo, após os exercícios.
A aposentada Marlene Cardoso, de 71 anos, moradora do bairro do Telégrafo, participa das atividades na praça Brasil duas vezes por semana há mais de dois anos. O alerta veio quando ele recebeu resultados de exames de rotina e todos estavam com alterações. Por recomendação médica, ela começou os exercícios. “Hoje em dia, eu cuido muito mais de mim. O médico disse que minha saúde dependia de mudar os meus hábitos. Depois disso, eu aprendi a gostar de me exercitar e me sinto bem melhor. Já fiz amigos aqui, já trouxe parentes e meus exames estão ótimos”, contou.
Também como parte da programação, houve uma palestra sobre prevenção do câncer com a médica do Hospital do Exército tenente Mufarrej. Além de dar orientações sobre saúde, a médica supriu as dúvidas que surgiram, durante a palestra.
Outra convidada da manhã de atividades foi a professora dança Leila Souza. Ela é paraense, mas já mora há oito anos na Itália, onde ministra aulas de dança na cidade de Nápoles.
Leila começou a receber vídeos das aulas de ritmo na praça Brasil, enviadas por uma amiga, e prometeu que, ao vir a Belém, iria ao local para dar aula. E a promessa foi cumprida, nesta quinta-feira. Leila adorou as alunas. “Elas são muito animadas e isso é contagiante. Foi uma experiência muito boa”, comemorou.
Cuidados - Além do aulão de ginástica e da palestra, a mulheres ganharam mimos da organização do evento. Uma barraca foi montada para que uma equipe de design de sobrancelhas entrasse em ação. Logo uma longa fila se formou e todas passaram por cuidados com as sobrancelhas. Além da ação na praça, seis tratamentos completos para sobrancelhas foram sorteadas entre as participantes.
Também houve sessões de massoterapia, com preço bastante acessível, e demonstração de automaquiagem.