Apesar de ser um domingo de pós-feriado e dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, ficou repleta de pessoas neste dia 4 de novembro com a volta do projeto “Rua de Todos”, promovido pela Prefeitura de Belém.
Brinquedos, patins, bicicletas, grupos de dança, carros de lanche, compartilharam a via para a alegria de crianças e adultos. “O ‘Rua de Todos’ deu uma breve parada por conta do Círio de Nazaré e do período eleitoral. Agora voltamos com novidades, inclusive com um percurso diferente, conseguindo agrupar melhor as pessoas. Este é um projeto que a gente sempre tenta melhorar e adequar para poder entregar um serviço melhor para todos e atender o interesse de todos”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Wilson Neto.
Com a volta do projeto, a avenida fica interditada, sempre aos domingos, das 7h às 20h, no trecho a partir da avenida Senador Lemos, até a rua Marechal Hermes, com acesso restrito somente a pedestres e ciclistas.
A dentista Kizze Lima, 39 anos, foi uma das dezenas de pessoas que passou pelo local com a família e aprovou a nova formatação do “Rua de Todos”. “Aqui está maravilhoso, gostei bastante. Foi uma excelente sacada para a cidade, as crianças estão brincando livremente aqui na rua”, afirmou.
Para a realização do projeto, a Prefeitura de Belém conta com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e de Economia (Secon), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Guarda Municipal de Belém (GMB) e outros órgãos municipais. A iniciativa privada também entrou como parceira a partir desta edição, com a participação de empresas como a academia Smart Fit e o shopping Boulevard, que levam aulas de danças e programações voltadas para as crianças, respectivamente.
A fotógrafa Cristina Silva, 49 anos, mostrou que gingado e disposição ela tem de sobra para um final de tarde de domingo. “Fazer uma aula ao ar livre é maravilhoso, isso está sendo um mega incentivo para as pessoas. Apesar de nunca ter participado do ‘Rua de Todos’ em outro momento, adorei. Com certeza vou estar em outros”, disse.
O projeto “Rua de Todos” faz parte do calendário fixo da Prefeitura de Belém e, além de proporcionar uma avenida para as pessoas desfrutarem de lazer e praticar exercício físico, uma das grandes atrações são os food trucks, que ofertam os mais variados cardápios.
O empresário João Bosco Pereira, 58 anos, estava acompanhado de familiares na caminhada rotineira quando optou por fazer o percurso pela Doca e se deparou com a variedade de opções para entretenimento, além dos carrinhos de lanche. “Como de rotina, viemos dar uma caminhada na rua, e quando chegamos nos deparamos com esse espaço destinado para isso. Está incrível, já sei que vou trazer minha esposa e filho na próxima semana”, garantiu.
O titular da Secon, Mario Freitas, frisou que o novo espaço, além de fomentar o esporte e o entretenimento para a cidade, impulsiona a economia local, pois gera emprego e renda. Para garantir que o comércio se mantenha ordenado, fiscais da Secon e da Ordem Pública Municipal deram apoio durante todo o evento.