A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), firmou convênio de cooperação técnica com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA) para a prestação de serviços de acompanhamento mensal, com pesquisas do mercado de trabalho e de preços no município de Belém. O evento ocorreu no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura, nesta quinta-feira, 8.
O convênio, que já é realizado desde o início da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, permite que Prefeitura de Belém obtenha informações para o monitoramento e o desenvolvimento de políticas públicas de emprego, trabalho e renda na capital.
Participaram da reunião o gestor municipal, Zenaldo Coutinho, o diretor técnico do Dieese Nacional, Clemente Ganz, o titular da Secon, Mário Freitas, e o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Senna.
“O Dieese é uma instituição especializada em pesquisar e fazer trabalhos em torno das dimensões do trabalho, da ocupação, do salário, das questões de vida. E na cooperação com a Prefeitura constrói instrumentos que ajudem a gestão na formulação das políticas públicas, especialmente aquelas vinculadas ao desenvolvimento econômico e à dimensão do trabalho e na produção de estatísticas que ajudem a avaliação de políticas públicas”, explicou o Ganz.
O convênio é muito mais que um observatório: por meio dele é feito um levantamento de preços de frutas, pescados, gasolina, que são repassadas às secretariais municipais para o desenvolvimento do trabalho. O objetivo desta parceria é municiar a gestão de informações variadas da economia.
Mário Freitas enfatizou a importância da parceria com o Dieese para a economia de Belém. “As informações que ele nos municiam, sendo elas sobre os preços do pescado, quantidade de ambulantes, enfim, são um trabalho conjunto para se ter uma referência da economia de Belém como um todo, o que nos ajuda a ter um gerenciamento e planejamento das secretarias. A união dessas forças é uma grande referência para a cidade”.