Alunos do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém participaram, na manhã desta sexta-feira, 09, da última maratona para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas ocorreram na sede do cursinho, localizado na avenida Alcindo Cacela. A maratona de aulas contou com as presenças do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e da secretária municipal de educação, Socorro Aquino, que visitaram o cursinho no início da manhã de ontem.
Durante o aulão, os estudantes resolveram exercícios e tiraram dúvidas referentes a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que são os conteúdos abordados no último dia de prova. A descontração de professores e alunos foi o ingrediente principal do aulão. “Aqui só tem espaço para otimismo, pois temos um único objetivo que é a aprovação, mas para isso precisamos acreditar no nosso potencial. A alegria é fundamental para descontrair e conter o nervosismo”, declarou a jovem Luana Lima, de 20 anos.
A estudante, que vai prestar o exame pela segunda vez, destaca a importância do cursinho municipal na preparação dos alunos de baixa renda. “No ano passado fiz o Enem, mas não tive como pagar por um bom cursinho, por conta das condições financeiras. Este curso é fundamental na vida dos alunos que não possuem condições de pagar por um curso particular", disse a estudante. "Quando ingressei no pré-vestibular municipal não imaginava que tinha toda essa estrutura. Os professores são excelentes e são os mesmos que lecionam nos grandes cursos preparatórios para o vestibular, ou seja, nossa preparação é a mesma dos cursinhos vestibulares da rede particular”, garante.
Quem também não escondeu o otimismo com a maratona de aulas foi o jovem Daniel Silva, de 18 anos, que vai prestar o exame pela primeira vez. “Estou me dedicando ativamente, tanto que passo o dia inteiro aqui no curso estudando. Aqui temos o apoio de toda a equipe e isso nos motiva muito, pois até o material do aulão foi distribuído gratuitamente. Pretendo fazer o curso de direito e sei que isso requer muito esforço, por isso estou me dedicando bastante”, destacou o estudante.
O prefeito Zenaldo Coutinho, fez questão de ir até ao prédio do cursinho para desejar boa sorte aos alunos. “É o momento de pedir energias positivas, pois conhecimento vocês já possuem e estão sendo bem preparados. Desejo sucesso e muita tranquilidade para o dia da prova”, disse. “Isso aqui é resultado de um compromisso social que temos com a sociedade, pois são recursos públicos investidos. Quem paga o cursinho municipal são vocês, são os pais de vocês, são os pais de muitos que não estão aqui no curso, mas que pagam seus impostos”, ressaltou o prefeito, enquanto conversava com os alunos.
O estudante Thiago Alves de Souza, de 21 anos, aproveitou a presença do prefeito para agradecer pessoalmente. “Sem esse cursinho nós não teríamos condições de pagar por um curso preparatório, pois aqui o público é de aluno de baixa renda. A estrutura é o corpo docente são excelentes, portanto, só depende agora de nossos esforços”, disse o estudante.
No sábado, 10, véspera da prova, o cursinho estará aberto de 8h às 13h, para o plantão do Enem. O plantão foi criado para aproximar os educadores dos estudantes, dando atenção também ao emocional dos vestibulandos, já que a tensão aumenta por conta da proximidade da prova. “O dia que antecede ao exame não teremos exercícios, pois é o dia de concentração total. O plantão é o momento de trazer o aluno para o cursinho para tirar dúvidas e conversar com os professores”, explicou o professor Henderson Monteiro, coordenador geral.