Belém promove encontro para debater a saúde dos homens

Foto: Beto Rufino
Belém promove encontro para debater a saúde dos homens
Belém promove encontro para debater a saúde dos homens
Belém promove encontro para debater a saúde dos homens

O 1° Seminário Intersetorial da Saúde do Homem, promovido pela Prefeitura de Belém reuniu cerca de 160 profissionais no auditório da Alepa.

O 1° Seminário Intersetorial da Saúde do Homem, promovido nesta sexta-feira, 09, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reuniu cerca de 160 profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação e agentes da Guarda Municipal de Belém, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), durante toda a manhã. A programação foi em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado aos cuidados com a saúde masculina.

Marisa Nogueira, coordenadora da Referência Técnica em Saúde do Homem, da Sesma e Leonardo Lobato, Assessor Técnico, que no ato representou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, participaram da mesa de abertura do evento que contou, também, com a presença do médico Hélio Franco. “Sabemos que nós trabalhamos contra uma resistência histórica e cultural masculina de não procurar atendimento médico. Homens entendem a saúde como uma fragilidade, então, temos que ter todo o cuidado para que possamos educar e também fazer essa reversão cultural”, explicou Leonardo Lobato. 

Ele acrescenta ainda que o trabalho de prevenção deve ser contínuo. “O combate ao câncer de próstata é o carro chefe desta campanha, mas hoje estamos com uma linha de trabalho muito maior, envolvendo a saúde no contexto geral do homem, como a questão do acidente de trânsito e outras doenças que precisam também ser trabalhadas e prevenidas, como a diabetes e a hipertensão”, completou Lobato.

O município de Belém segue a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), pautada na Portaria Nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, que preconiza e garante a promoção, prevenção e tratamento, a fim de promover a qualidade de vida e acesso ampliado à saúde da população masculina. “O homem precisa ser tratado da infância até a velhice, de novembro a novembro, ele não precisa ter o mês em específico para se tratar ou se prevenir. O atendimento está disponível o ano inteiro na rede básica de saúde e nas unidades da Tavares Bastos de 15h às 21h e Vila da Barca de 17h30 às 19h30 para atender este público”, ressaltou Marisa Nogueira.

Afonso Peres, Gestor da Unidade Municipal de Saúde da Providência e também participante do evento, ressaltou que o seminário foi um somatório de saúde, promoção e a prevenção. “É um momento ímpar de debater a saúde do homem como um todo. A prevenção é tudo e o Novembro Azul vem reforçar e fazer com que a saúde do homem se propague e os serviços oferecidos possam ser utilizados por todos”, destacou o profissional.

A campanha Novembro Azul é dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Belém, a campanha continua até o final do mês, com ações nas unidades municipais de saúde.

Detecção precoce

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento).

O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na maioria dos casos, ele cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos e causar a morte.

TAGS:

Relacionadas: