“A pior coisa é a pessoa se sentir sozinha, sem apoio ou sem alguém para ajudar, mas aqui a prefeitura se fez presente em todos os momentos, por isso não nos sentimos desamparados”, desabafou Alessandra Amorim, uma das moradoras da vila L, no bairro da Pedreira, que teve a casa atingida pelo incêndio do dia 2 de novembro. Onde famílias tiveram suas residências destruídas pelo fogo.
Alessandra e as outras famílias vitimas do incêndio estiveram na manhã desta quarta-feira, 14, na sede da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), para receberem doações de alimentos. A ajuda veio através da empresa Febracis, que doou cerca 700 quilos de alimentos não perecíveis.
A Febracis é uma empresa de coaching, que desenvolve uma metodologia de conhecimento que pode ser aprendida e desenvolvida por absolutamente qualquer pessoa pra alcançar um objetivo na vida pessoal ou profissional. De acordo com a diretora da empresa Carla Frazão, as doações foram feitas pelos próprios participantes das palestras realizadas pela empresa. “Na Febracis temos uma ação social, fazendo palestras semanalmente para contribuir para a nossa sociedade, arrecadando mantimentos para a doação”.
Segundo a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, a ação da empresa tem a iniciativa de mobilizar a população para que também possam doar para quem precisa. “Apesar de existir grandes empresas que tem responsabilidade social, programas e projetos que ajudam, nós precisamos estimular esse sentimento com o outro, mostrando o papel dos empresários e da sociedade civil nesse momento de solidariedade e ajuda ao próximo.”, comentou.
A moradora Silvana Fernandes, que também teve a casa destruída pelo incêndio, agradeceu as doações. “Os alimentos chegaram em uma boa hora, estamos precisando mesmo. Só recebemos coisas boas, não temos do que reclamar”, finalizou.
Equipes da Funpapa realizaram a assistência as famílias desde o ocorrido, realizando o cadastro individual das vítimas e encaminhando para a retirada de documentos e para os programas sociais por meio do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), explica a titular da fundação. “A Funpapa tem um setor de calamidade pública, que atende em sinistros, desabamentos e alagamentos. É uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos, juntamente com a Defesa Civil. Essa equipe faz a identificação das famílias, encaminha para a rede de serviços, para emissão de documentos e benefícios sociais, como o apoio alimentar e o aluguel social”.
Serviço:
As doações para as famílias vítimas do incêndio nos bairros da Pedreira, Jurunas, Telégrafo e Vila da Barca, podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social da Pedreira (Cras), localizado na travessa Pirajá, s/n, com a avenida Pedro Miranda (Aldeia Amazônica Davi Miguel), de segunda à sexta, de 8h às 18h.