Os desenhos dos alunos da Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, foram parar na exposição "Paz, esse é o nosso selo", que foi apresentada nesta sexta-feira, 23, para a comunidade escolar. Das vinte obras expostas, uma foi selecionada e será contemplada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para se tornar selo comemorativo em homenagem aos 22 anos da escola.
A exposição foi a culminância do projeto “Selo” promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com os Correios. O projeto surgiu de um trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplinas de língua portuguesa, matemática e história. A escola trabalhou durante 9 meses com os alunos o gênero carta, as formas geométricas e a história dos selos. A partir desse contexto, os alunos passaram a desenvolver desenhos com o tema da exposição.
Durante a pesquisa, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a agência filatélica dos Correios no centro da cidade e conhecer os selos históricos. Os estudantes também participaram do lançamento do selo da Copa do Mundo deste ano.
“Nós fechamos essa parceria a partir de uma iniciativa da nossa professora de língua portuguesa em fazer o selo do Liceu em homenagem aos 22 anos que a escola completou este ano. Procuramos os correios e tivemos esse apoio da filatelia, que vai financiar essas cartelas de selo para a escola” explicou a Diretora do Liceu, Fernanda Sousa.
“É um momento de muita satisfação. Nós sentimos desde o início os alunos envolvidos nessa exposição, felizes com todo resultado que eles mesmos produziram junto com seus professores. É um momento de alegria pelo resultado do trabalho”, completou.
Mais de trezentas pessoas, entre alunos, professores e pais de alunos participaram da votação que elegeu em primeiro lugar o desenho da estudante Maria Luíza Arnalde, de 13 anos. “Estou muito feliz e surpresa, não imaginei que meu desenho fosse o escolhido” comemorou a participante, que contou com o apoio dos professores e familiares na construção da obra.
“Eu usei as cores verde e rosa que estão relacionadas com a natureza, como as folhas e flores. O brilho e as estrelas do desenho foram para demonstrar o quanto é inspiradora a nossa escola e tudo o que ela me proporciona. Coloquei elementos que lembram a paz e homenageia a escola pelos 22 anos”, detalhou a aluna, sobre os elementos que ela uniu no desenho. Por ser a grande vencedora do concurso, a estudante foi premiada com uma bicicleta.
Inspirada no tema “Paz nas escolas”, o desenho do estudante Marcos Santana, de 12 anos também foi destaque na exposição. “Eu estou muito feliz mesmo tendo ficado em segundo lugar. A pesquisa do projeto veio para enriquecer nosso conhecimento e isso nos dá a possibilidade de futuramente ser um artista, um pintor, ou alguma profissão relacionada com a arte” disse.
“Minha obra foi inspirada na paz nas escolas, pois é o que mais precisamos nos dias de hoje. Para representar isso usei vários elementos marajoaras que lembram a cultura de Icoaraci, as formas geométricas e as cores”, pontuou.
A direção da Semec foi representada no evento pelo professor Benedito Fialho Machado. “Um evento desses a gente não poderia deixar de prestigiar. É uma felicidade saber que a educação no município está progredindo e o trabalho está sendo feito. Aqui, na escola, é onde começa tudo. E essa exposição é um trabalho magnífico juntando arte e outras disciplinas”.
A exposição ainda contou com apresentações artísticas de grupos de dança e de música, composto pelos alunos da escola Liceu.