Com a aproximação das festividades de Réveillon e aniversário de 403 anos de Belém, no dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), abriu nesta segunda-feira, 26, as inscrições para os artistas interessados em fazer parte das duas programações oficiais do município. O edital de chamamento público foi divulgado no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta, 23.
As inscrições são voltadas especificamente para atrações musicais, como shows e espetáculos, e seguem até o dia 05 de dezembro, na sede da Fumbel, localizada na avenida Governador José Malcher, prédio do Memorial dos Povos, bairro de Nazaré, em Belém. Os interessados devem preencher todos os quesitos do edital, incluindo as categorias exigidas que são: conjunto musical, com vocalista (s) e no mínimo cinco instrumentalistas; grupo de música e danças regionais (balé ou grupos parafolclóricos); banda baile; DJ e espetáculo musical (com cenários, iluminação e efeitos cênicos).
De acordo com a diretora do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Silvia Lovaglio, as festividades fazem parte do calendário oficial da Prefeitura de Belém e é importante contar com a participação dos artistas locais nestas realizações. “O chamamento público tem por objetivo o de obedecer a legislação e, ainda dá transparência ao processo de seleção dos artistas, credenciando as atrações musicais, além de renovar os cadastros de apresentações da Fumbel, que já participaram em outros momentos”, explica a diretora.
Ainda de acordo com Silvia, a Fumbel está empenhada em valorizar eventos que priorizem as apresentações de artistas locais. “Belém é uma cidade de riqueza cultural muito vasta, inimaginável, que existem grandes artistas. Desta forma, a Fumbel pautada na valorização da cultura local, prioriza a participação destes artistas em seus eventos, e o edital veio para dar mais transparência no processo dentro daquilo que a legislação prioriza”, enfatizou.
Ainda de acordo com o edital, poderão solicitar o credenciamento pessoas físicas ou jurídica, na condição de artista individual ou grupo artístico com, no mínimo, um ano de experiência comprovada em apresentações e que atendam todas as especificações estabelecidas no documento já publicado no site da Fundação Cultural.
A transparência que vem sendo trabalhada pela Prefeitura de Belém já foi, inclusive, reconhecida pelo Tribunal de Contas como Gestão Transparente. A premiação ocorreu na última semana.
Inscrições – O edital completo e requisitos para inscrição está disponível no portal da Prefeitura de Belém www.belem.pa.gov.br/fumbel.