A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), abriu oficialmente, na noite desta quinta-feira, 29, a campanha Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A campanha foi lançada durante jantar em um restaurante na capital paraense. Servidores da saúde, autoridades e convidados participaram do evento.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Sérgio Amorim, destacou os investimentos realizados no Centro de Atenção às Doenças Infectocontagiosas Adquiridas (Casa Dia), assim como os serviços prestados. “As pessoas vivendo com o vírus HIV/Aids precisam de um acompanhamento intenso e a secretaria tem disponibilizado uma série de serviços de qualidade, demonstrando o compromisso e o acolhimento à população. Nos sentimos entusiasmados pelo desenvolvimento e qualificação do trabalho que vem sendo feito”.
Deborah Crespo, coordenadora estadual de Referencia Técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), comentou sobre a importância diária da luta pela prevenção. “Antigamente falávamos que o vírus era uma grande mancha vermelha; hoje, é um horizonte de esperança. Não podemos esquecer que a prevenção é a nossa melhor arma e, para isso, precisamos caminhar juntos e construir uma política ampla e que beneficie mais pessoas”, disse a coordenadora. “O vírus da AIDS não tem cura, mas tem controle e, por isso, precisamos lutar”, completou.
Durante a programação, servidores do município e representantes de movimentos sociais foram homenageados pela Prefeitura de Belém, em agradecimento ao apoio prestado na luta contra o HIV/Aids e a favor da vida.
Dados – De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Belém notificou nos últimos seis anos, mais de 4 mil casos de HIV/Aids em pessoas adultas. Deste total, 515 foram diagnosticadas este ano. Os dados são de janeiro até novembro deste ano.
Ações – Ao longo do mês de dezembro, a Sesma intensificará a programação da Campanha Dezembro Vermelho, em parceria com entidades públicas e privadas, shoppings, faculdades e unidades de saúde, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para HIV/Aids e Sífilis.
Nesta sexta-feira, 30, será realizado um seminário sobre prevenção, tratamento e enfrentamento de preconceitos, na Faculdade Cosmopolita, às 17h. Participarão do evento diversos especialistas da área, entre eles, o coordenador da Referência Técnica IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais da Sesma, Cledson Sampaio; e o gerente do Casa Dia, Reginaldo Júnior.
As ações continuam no dia 01 de dezembro, com a Caminhada Pela Vida, em parceria com o Governo do Pará, que sai da Escadinha da Estação das Docas com destino ao CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré). O ingresso será uma camiseta personalizada em troca de 2 kg de alimentos não perecíveis. No Shopping Bosque Grão Pará, haverá uma ação de saúde com testagem para HIV e Sífilis no sábado, 01, das 14h às 21h, e no domingo, 02, das 10h às 21h.