Aos 18 anos, o jovem estudante Rodrigo Alves já tem planejado o futuro profissional: se aperfeiçoar nas técnicas da arte culinária, investir na atividade como profissional e virar chef em restaurante. Os planos avançaram com a conclusão do curso de Culinária Básica ocorrida na tarde desta sexta-feira, 30, em cerimônia de entrega dos certificados, depois de 15 dias de atividades junto com outros 20 participantes, todos moradores do bairro da Cremação.
O curso foi o segundo realizado por Rodrigo por meio do Programa de Saneamento Básico da Estrada Nova, da Prefeitura de Belém, dentro das atividades de promoção do desenvolvimento social e fortalecimento comunitário que acompanham o projeto de macrodrenagem e urbanização do município. Atualmente Rodrigo já prepara bolos por encomenda, o que aprendeu durante a formação em Tortas Quentes e Frias. Agora, com o curso de Culinária Básica, pensa em ampliar a oferta de produtos. “Os bolos já me ajudaram muito. Consegui fazer novas coisas. Sempre que dá eu faço”, contou o jovem, que já espera a próxima oportunidade para aprender mais.
Yasmin de 22 anos, também concluiu o curso de Culinária Básica e está cheia de expectativas. “Uma grande oportunidade pra mim, de aprender e de me aprimorar. Deu pra aprender bastante, me abriu novas possibilidades”, destacou. E as novas possibilidades são justamente o objetivo dos cursos oferecidos de graça para os moradores das áreas que serão impactadas pelas obras do Programa, previstas para iniciarem em 2019.
“Esses cursos não são à toa. Eles têm uma lógica. Tudo foi pensado para atender da melhor forma a comunidade. E eu fico muito feliz porque vejo que a comunidade está participando, está aproveitando”, comemorou o assistente social Evaldo Reis, sobre a iniciativa da Prefeitura de Belém que neste ano de 2018 já atendeu mais de 100 moradores com cursos, oficinas e orientação profissional. Até a execução das obras a previsão é de cerca de 50 cursos realizados.
Para a professora Regina Coeli, o curso, apesar de básico, já forneceu elementos para que os concluintes consigam preparar pratos para comercialização. “Principalmente nessa época do ano, quando há grande procura por pratos por encomenda.Tem mercado”, garante a professora, que também atua com buffet para eventos.
“Eu tive a oportunidade, deixei marido e filhos em casa, pra vir aqui aprender. Para mim foi importante e muito sério”, disse a dona de casa Maria Antônia Lourinho, de 38 anos, escolhida para ser a oradora da turma. Durante a programação de entrega dos certificados os participantes ofereceram um cardápio especial, preparado durante a última aula, para mostrar um pouco do que aprenderam.
Divididos em equipes para o trabalho em cozinha de restaurantes, os alunos aprenderam técnicas de preparo de alimentos, mas também receberam orientações sobre manipulação adequada de alimentos, armazenamento, organização da cozinha, higiene e empreendedorismo.
O próximo curso será Design de Sobrancelhas e está previsto para este mês de dezembro. Para participar é necessário ser morador das áreas impactadas pelas obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, da Prefeitura de Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 095 0016.