Pesquisar

Primeira reunião dos novos membros do CDU define metas para 2019

Foto: Oswaldo Forte
Primeira reunião dos novos membros do CDU define metas para 2019
Primeira reunião dos novos membros do CDU define metas para 2019
Primeira reunião dos novos membros do CDU define metas para 2019
Primeira reunião dos novos membros do CDU define metas para 2019

Na primeira reunião da nova gestão do CDU foi definida uma agenda de trabalho para o ano de 2019.

A definição de uma agenda de trabalho para o ano de 2019 foi um dos assuntos em pauta nesta terça-feira, 4, na sede do Centro de Formação de Professores, na primeira reunião dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU). Durante o encontro, que contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ficou acertada a criação de subcomissões que ficarão responsáveis pela elaboração de um cronograma de ações a serem trabalhados durante a nova gestão.

O CDU é formado por 18 membros, entre representantes do poder público, dos poderes executivo e legislativo, e da sociedade civil. O Conselho é coordenado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), e tem como missão debater e fiscalizar diretrizes e instrumentos da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e coordenar a realização da Conferência Municipal da Cidade.

Além da construção de uma agenda de trabalho para direcionar as ações para o próximo ano, também esteve na pauta do dia a programação de reuniões mensais e a realização de capacitação dos membros do conselho, que serão qualificados por meio de cursos, palestras e orientações.

“Vamos realizar a capacitação dos conselheiros e acolher palestrantes para enriquecer ainda mais esse momento de qualificação. Por isso é importante definir uma subcomissão que será responsável por elaborar um cronograma para a realização da capacitação, assim como também para outras ações que serão trabalhadas durante o ano que vem”, destacou Zenaldo Coutinho.

A elaboração de um regimento interno também foi enfatizada pelo prefeito. “Isso é algo necessário e importante. Aliás, isso requer certa urgência, pois teremos uma série de ações e uma intensa agenda de trabalho para o próximo ano, que inclui o Plano Diretor do Município de Belém, que será um grande desafio devido às complexidades existentes na cidade”, disse. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 18 de dezembro.

Também participou da reunião o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo de Belém, Raimundo Moraes, que é membro presente desde a criação e a eleição do CDU. Ao final do encontro, ficou acertada a inclusão da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e da Defensoria Pública Estadual como membros convidados do Conselho, que poderão participar ativamente dos debates, mas não poderão deliberar.

Conselho - Dentre as atribuições do CDU estão o debate e a fiscalização do cumprimento das diretrizes e instrumentos da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e a gestão do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os atuais membros irão acompanhar os resultados da evolução urbana de Belém e deliberar sobre o processo de elaboração, revisão e regulamentação do Plano Diretor do Município de Belém e outras regulamentações urbanísticas, assim como irá apreciar as propostas do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) quanto aos recursos para a execução das estratégias estabelecidas no Plano Diretor.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: