Quando o engenheiro aposentado, Ivo Motoki, 65, resolveu adquirir um terreno na praia do Marahu, há 20 anos, só pensava em ter um local tranqüilo para descansar periodicamente. Hoje, ele mora na praia, e acompanha de perto as transformações que ela vem sofrendo com as obras de construção do muro de arrimo no local.
“Eu escolhi essa praia pela beleza e tranquilidade que ela tem. Agora, com essa obra acredito que vai ficar melhor ainda a vida por aqui, pois teremos um acesso melhor e estaremos protegidos da força da maré. Como engenheiro, posso dizer que agora estão fazendo um boa obra e torço para que dê certo”, afirmou seu Ivo.
A obra, retomada no fim de setembro passado depois da adequação do projeto por especialistas, chega à etapa final. Dos 650 metros de muro de arrimo previstos, 570 metros estarão prontos, até o final desta semana. A previsão é concluir o restante até a primeira semana de janeiro.
Em paralelo, está sendo construído o calçamento que acompanha o muro, além de uma rampa de acesso no início da praia. Três escadas de acesso ainda serão construídas. O muro também contará com um sistema de drenagem de superfície que permite o escoamento das águas pluviais.
O muro na praia do Marahu é o mais reforçado e tem uma posição estratégica devido ao maior grau de exposição do local a ação da maré. De acordo com o diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite, a obra está em ritmo acelerado para que os moradores e comerciantes da área possam ter o espaço renovado o quanto antes.
“A empresa está trabalhando com a média de 60 metros de muro construído a cada semana, envolvendo as etapas de escavação, que está a um nível de quatro metros de profundidade e cinco de largura, construção da base de concreto, instalação das peças de concreto que formam o muro em um formato triangular e posterior aterramento do entorno no muro”, explica o engenheiro.
A exemplo da obra na praia do Paraíso, concluída em maio, a prefeitura complementará o trabalho com a urbanização da orla, nova iluminação pública, arborização e paisagismo. No próximo ano, também está prevista a pavimentação asfaltica do acesso à praia.
Praias – Das dez praias contempladas nas obras de prevenção à erosão no distrito de Mosqueiro, sete já foram concluídas. Além do Marahu, está em finalização o Ariramba. A última a ficar pronta será a praia do Areião.
Recentemente, foi concluída a obra na Baía do Sol, que também ganhou calçadas, paisagismo, drenagem de superfície, novos taludes e uma pracinha com um quiosque reformado.