Pesquisar

Prefeitura de Belém contrata elaboração do projeto do BRT Centenário

Foto: Oswaldo Forte
Prefeitura de Belém contrata elaboração do projeto do BRT Centenário
Prefeitura de Belém contrata elaboração do projeto do BRT Centenário
Prefeitura de Belém contrata elaboração do projeto do BRT Centenário

Depois de finalizado o projeto executivo, será providenciado o processo licitatório para contratação da empresa executora da obra.

Mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana da Prefeitura de Belém começou a tomar forma com a assinatura, na última quinta-feira, 20, do contrato para elaboração do projeto básico e executivo do Bus Rapid Transit (BRT) Centenário. A formalização do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, a Prosul Engenharia e Construções Ltda, foi realizada com a presença do prefeito de Belém e da secretária municipal de Urbanismo (Seurb), Annete Klautau.

“A assinatura desse contrato é muito importante para dar continuidade ao projeto do prefeito Zenaldo Coutinho de integrar toda a cidade e a região metropolitana de Belém com mobilidade urbana e transporte de qualidade, para contribuir com a qualidade de vida de quem depende do transporte público”, avalia a secretária de Urbanismo.

A Seurb será o órgão fiscalizador do projeto e gestor do contrato. O prazo para finalizar o trabalho será de 12 meses e contará também com o acompanhamento de um grupo de trabalho de órgãos da prefeitura como as secretarias de Saneamento (Sesan), Urbanismo e Meio Ambiente (Semma), além da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). O valor de investimento nessa etapa de elaboração é de cerca de R$ 7 milhões.

Depois de finalizado o projeto executivo, será providenciado o processo licitatório para contratação da empresa executora da obra. A prefeitura já tem garantido uma parcela de recursos para a execução da primeira etapa do trabalho, que tem previsão para iniciarem em 2020. Os recursos foram garantidos junto a Caixa Econômica Federal.

A nova etapa ligará a avenida Augusto Montenegro ao Centro de Belém, a partir do Terminal Tapanã, que está em funcionamento desde setembro, passando pela avenida Centenário, Júlio Cesar, Pedro Alvares Cabral, Senador Lemos e retornando ao ponto de origem.

Assim como o atual do BRT Augusto Montenegro, essa etapa contará com estações e terminais de integração interligados pela pista de concreto. Futuramente, o BRT Centenário também se integrará ao BRT Centro, que já tem projeto executivo pronto e aguarda recursos para ser executado.

TAGS:

Relacionadas: