Pesquisar

Mutirão especial nas UMS de Belém atendeu beneficiários do Bolsa Família

Foto: Ascom Sesma
Mutirão especial nas UMS de Belém atendeu beneficiários do Bolsa Família
Mutirão especial nas UMS de Belém atendeu beneficiários do Bolsa Família
Mutirão especial nas UMS de Belém atendeu beneficiários do Bolsa Família

As UMS funcionaram em regime de mutirão, no horário de 8h às 13h, para atender os beneficiários do programa.

Os beneficiários do programa federal Bolsa Família tiveram a última chance para atualizar a condicionalidade de saúde, obrigatória para a renovação do benefício. Na manhã do último sábado, 22, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu um mutirão em todas as Unidades Municipais de Saúde (UMS) da capital. O mutirão ocorreu por conta da baixa procura pela avaliação de saúde durante o período de atualização cadastral ao programa.

As UMS funcionaram em regime de mutirão, no horário de 8h às 13h. “Realizamos o mutirão para que os beneficiários não corressem o risco de ter o benefício bloqueado ou suspenso. Entretanto, quem não compareceu para a avaliação nutricional só poderá regularizar a situação a partir de fevereiro do próximo ano”, disse Lourrene Martins, assessora técnica do Programa Bolsa Família na Saúde.

Até o momento, dos 170 mil indivíduos que deveriam fazer a avaliação nutricional obrigatória, somente 25% procuraram as unidades de saúde do município. São mulheres de 14 a 44 anos, e gestantes e crianças de até 7 anos. A avaliação consiste na verificação do estado nutricional e cobertura vacinal de crianças e do acompanhamento pré-natal para as gestantes.

A manicure Eva Camila, que tem um filho de um ano e oito meses, aproveitou o mutirão na UMS Fátima para realizar a avaliação de saúde. “Vim na sexta à unidade e me informaram sobre o mutirão. Estou mais tranquila agora, pois não corro o risco de perder o benefício. Moro de aluguel, então seria muito mais complicado ficar sem essa ajuda”, disse.  

Quem também conseguiu chegar a tempo foi a autônoma Delma Silva. “Ficaria arrasada se perdesse o benefício por falta de informação, pois ainda não sabia do prazo final. Agora estou muito mais aliviada”, comemorou.

Bolsa Família - É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o País.  O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

TAGS:

Relacionadas: