Na manhã desta segunda-feira, 21, a Unidade de Referência Especializada em Atenção à Saúde da Mulher iniciou os atendimentos no novo prédio, localizado na Rua João Balbi. A nova Casa foi entregue à população pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), dentro da programação de aniversário dos 403 anos da cidade.
A importância do atendimento humanizado, da acolhida e das expectativas diante da nova instalação foi destacada pelo Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Amorim. “Esperamos que os nossos servidores acolham as mulheres que forem encaminhadas das unidades para o atendimento na Casa e que possamos atender às expectativas da população em termos de exames, acompanhamentos médicos, dentre outros serviços e procedimentos que lá são oferecidos”.
Vivian Oliveira, 18 anos, é uma paciente assídua, a mesma já era atendida na antiga Casa da mulher localizada na travessa Bom Jardim, na Cidade Velha. Após o primeiro atendimento na nova Unidade ela fez questão de ressaltar a qualidade do novo espaço entregue. “Eu era paciente no outro prédio onde o atendimento e acolhimento já eram bons, porém, com uma estrutura bem menor. A nova URE ficou ainda melhor e bem mais confortável para nós mulheres, sem contar que a localização é bem mais acessível. Agora temos conforto e felicidade nos atendimentos”, diz.
“Sem dúvidas, o espaço recebeu a tão merecida qualidade na estrutura. Trabalhei no antigo prédio desde quando foi fundado e precisávamos bastante dessa ampliação. A qualidade do serviço só tende a melhorar e a nossa expectativa é a melhor possível para atendermos as pacientes que pra cá serão encaminhadas. Hoje temos uma estrutura excelente”, comenta a psicóloga da URE, Lucicleide Santiago.
Serviço – A URE Saúde da Mulher atende pacientes encaminhadas pelos estabelecimentos de saúde para os serviços de planejamento reprodutivo, enfermagem, psicologia, serviço social, patologia cervical, mastologia, pré-natal de alto risco, nutrição, diagnósticos por imagem, acolhimento às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica e demais serviços. Funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, na Rua João Balbi, 1.113.