Pesquisar

Carnês do IPTU 2019 já estão chegando às residências

Foto: Oswaldo Forte
Carnês do IPTU 2019 já estão chegando às residências
Carnês do IPTU 2019 já estão chegando às residências
Carnês do IPTU 2019 já estão chegando às residências
Carnês do IPTU 2019 já estão chegando às residências

Quem pagou o imposto em dia no exercício de 2018 tem vantagens, podendo obter até 35% de desconto no pagamento do tributo em cota única em fevereiro.

Desde a última semana os contribuintes de Belém estão recebendo nas residências os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019. São mais de 258 mil carnês sendo enviados. A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), já havia disponibilizado, desde o início deste mês, o boleto para ser impresso no endereço eletrônico www.belem.pa.gov.br/sefin.

Quem pagou o imposto em dia no exercício de 2018 tem vantagens, a exemplo dos pagamentos em cotas únicas nos próximos dias 10 de fevereiro e 10 de março, com descontos de 10% e 7%, conforme legislação municipal. Como ambas as datas citadas caem em domingos, é preciso pagar o imposto até as sextas-feiras, 8 de fevereiro e 8 de março, para não perder o desconto.

Para o titular da Sefin, José Capeloni, as vantagens são ainda maiores para quem ficou adimplente com o IPTU no exercício de 2018. Além dos 10% ou 7% de descontos assegurados no pagamento de cota única para os imóveis residenciais, esse desconto é acrescido de um mais um bônus de 25% de redução do valor, o que totaliza um benefício de 35% de abatimento no custo do tributo para quem for pagar, por exemplo, a cota única até 10 de fevereiro.

Para os imóveis não residenciais, o bônus é maior, com 30% dando um benefício total de 40% para os prédios comerciais.

“Belém precisa dessa arrecadação, pois sem o recurso é impossível fazer frente às necessidades da cidade, que são crescentes”, comenta José Capeloni, titular da Sefin. Com os descontos, a Prefeitura de Belém chega a conceder reduções nos valores de até 40%.

Ainda de acordo com Capeloni, para o exercício de 2019 a Sefin imprimiu 258 mil carnês para o atual envio aos domicílios, contudo outros 160 mil imóveis não recebem o carnê impresso, em Belém, pois têm valores venais de até R$ 51.278,01 e figuram na categoria de isentos do imposto. “Poucas capitais ainda mantêm o benefício da isenção para os contribuintes”, completa Capeloni.

Serviço:

A Sefin disponibiliza atendimento na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, na praça Barão do Rio Branco, 23, em frente à igreja das Mercês, bairro da Campina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h; no Posto de Atendimento do distrito de Icoaraci, na rua Manoel Barata, 900, no prédio da Agência Distrital, bairro do Cruzeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h; no Posto de Atendimento do distrito de Mosqueiro, na travessa Pratiquara, 18, em frente à praça Matriz da Vila, de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 13h; e na Estação Cidadania do shopping Pátio Belém ou no Posto Bel Fácil do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro.

TAGS:

Relacionadas: