Nesta sexta-feira, 15, a Escola Municipal Comandante Klautau, no bairro do Barreiro, reuniu pais e alunos para apresentar as ações do projeto “Aliança pela Paz: a educação como instrumento de efetivação de direitos”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Com o intuito de aproximar pais de estudantes da escola, na reunião foi destacada a importância da participação de todos os responsáveis no crescimento escolar dos filhos. “Pensamos em uma ação pedagógica que pudesse unir os pais, professores, a equipe da escola, conselheiros tutelares e líderes comunitários envolvidos em projetos, para que pudéssemos iniciar o ano apresentando a didática da escola, para somar forças em busca do melhor desempenho dos alunos”, afirmou a diretora Karina Portal.
A diretora já definiu as ações do projeto da Semec, que pretende desenvolver na escola: “Ficamos com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e cada professor vai trabalhar um eixo dentro do estatuto, que pode ser artigo, direito ou dever. Em novembro a gente vai fazer a culminância desse projeto, apresentando as produções”.
Daniele Nascimento, mãe da aluna Suelen Cristina, de 10 anos, avaliou a reunião de forma positiva e destacou a importância da participação dos pais na educação dos filhos. “A reunião foi excelente. Não depende só da escola, depende dos pais também. A gente tem que fazer a nossa parte, andar de mãos dadas. Nossa educação é dada em casa, mas o conhecimento é a escola, e se a escola estiver bem estruturada, tiver uma equipe capacitada, nossos filhos vão ter um bom futuro”, disse entusiasmada.
Ainda nesta manhã, parte dos alunos, do 1º ao 5º ano, dos turnos da manhã, tarde e noite, receberam uniformes escolares, o que foi comemorado pelo pequeno Adriel Saraiva, de 10 anos. “Eu gostei muito do uniforme, até me sinto mais empolgado com ele”, disse.
Os alunos com menos de 12 anos receberam blusa, short-saia e bermudas. Os estudantes a partir de 12 anos e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), receberam uma camisa estilizada com traços que lembram o Ver-o-Peso. Nas próximas reuniões serão entregues os uniformes para os alunos de outros turnos.
O PROJETO - Utilizando metodologias que são adequadas para a necessidade de cada aluno, o “Aliança pela Paz: a educação como instrumento de efetivação de direitos” é desenvolvido por todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação, e adequado para a realidade de cada unidade de ensino da capital.