“Já são 19 anos de Carnaval e a sensação é arrepiante. Estamos sentindo o clima do desfile e queremos que o grande dia chegue logo. É o nosso dia”. A fala é de Haroldo Souza, enquanto aquecia o cavaquinho para participar do primeiro dia do ensaio técnico realizado na noite desta quarta-feira, 20, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, em Belém.
O ensaio é preparatório aos desfiles do Carnaval 2019, que se iniciam na próxima sexta, 22. Cinco escolas participaram do primeiro dia de ensaio: Embaixada do Império Pedreirense; Associação Carnavalesca A Grande Família; Grêmio Recreativo e Carnavalesco Deixa Falar; Associação Carnavalesca Bole-Bole; e Grêmio Recreativo Esportivo Beneficente Jurunense Rancho Não Posso me Amofiná.
Os ajustes de som, coreografias, marcação do tempo de desfile, luz e samba-enredo, foram todos testados para receber os brincantes e integrantes das escolas. A Prefeitura de Belém mobilizou equipes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), responsável pela organização do evento, para identificarem durante os ensaios quaisquer ajustes necessários para que possam ser corrigidos a tempo.
Fabio Atanásio, presidente da Fumbel, diz que a expectativa para o desfile deste ano é a de atrair milhares de pessoas nos três dias de programação. "O povo de Belém gosta de Carnaval, gosta da festa. E nós estamos preparando a melhor festa para todos", afirma.
Atanásio acrescenta: "Toda a estrutura trabalhada ao longo dos últimos dias na Aldeia foi pensada para levar a todos um Carnaval seguro e tranquilo. A Prefeitura de Belém vem trabalhando todos os dias para corrigir as falhas identificadas na avenida para o sucesso do desfile". O trabalho na infraestrutura da Aldeia Amazônica seguirá após as apresentações das escolas de samba.
A aposentada Jeci Martins, 63, arrumou um espaço nas arquibancadas da Aldeia Amazônica para assistir a passagem de sua escola do coração. “Eu estou achando muito legal o Carnaval voltar para o bairro do samba e do amor. Já vim preparada para assistir o ensaio e prestigiar a minha escola do coração, a Embaixada Pedreirense".
Serviço:
Os ensaios prosseguem nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h, com as escolas Piratas da Batucada, Império de Samba Quem São Eles, Matinha e Xodó da Nega.