Pesquisar

Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval

Foto: João Gomes / COMUS
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval
Idosos atendidos pela Sesma têm programação especial de carnaval

O baile do carnaval da Casa do Idoso foi realizada na Espaço Náutico Marina Club

O carnaval quem faz é o folião de qualquer idade. E os atendidos pela Casa do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), provaram isso na quinta edição do baile de carnaval voltado para eles, na manhã desta quinta-feira, 21. Com muita alegria e animação, eles participaram da festa com direito a concursos da Rainha das Rainhas da casa, de melhor fantasia e do folião mais animado, tudo ao som de banda de fanfarra e música ao vivo, no Espaço Náutico Marina Club, no bairro do Guamá.  

Segundo a gerente da Casa do Idoso, Sofia Couto, o baile de carnaval já é uma tradição, faz parte do calendário de grandes eventos do espaço e é voltado para os idosos que realizam atividades na Casa. “Nós organizamos esse evento com muito carinho e apoio dos nossos gestores, porque acreditamos que na promoção e a prevenção da saúde, momentos de lazer e socialização como esses são muito importantes para o bem estar deles. Nós ficamos satisfeitos de vê-los felizes e se divertindo superando problemas e perdas que já tiveram no passado”, destacou a gerente.

A foliã Conceição Macedo, de 79 anos, era a mais animada do baile. Ela participa do grupo de dança parafolclórico Nativos, da Casa do Idoso, que já existe há quatro meses.  “Não existe idade para se divertir. Depois de criar meus oito filhos, eu aproveito melhor a vida agora. Por isso , estou sempre envolvida nas atividades que a Casa do Idoso proporciona para nós e hoje eu me divertir mais ainda”, afirma Conceição.

A dona Maria da Conceição Costa, de 81, também não poupou alegria no baile. “Para mim, não existe limite para aproveitar a vida e se divertir. Eu entrei recente na Casa do Idoso, mas já estou aproveitando tudo. Momentos assim são muito importantes na nossa idade”, comemora Maria.

Bloco NASF Saúde - Além do Baile de Carnaval do Idoso, a Sesma preparou uma programação especial voltada para os idosos nas unidades municipais de saúde e nos núcleos de saúde da família.

Quem também caiu na folia foi o Grupo Terapêutico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Unidade Municipal de Saúde (UMS) Terra Firme. Na manhã da última quarta-feira, 20, na quadra da Paróquia São Domingos de Gusmão, as idosas se divertiram ao som do axé music com direito a abadá e bloco carnavalesco.

“Foi um momento lúdico e de confraternização, com atividades que misturam música, dança e que colaboram para a socialização da terceira idade. Sabemos que nessa fase, os problemas de saúde físicos e mentais são comuns, e as atividades em grupo vêm resgatar a alegria, a convivência, o bem estar e a recreação”, disse o terapeuta ocupacional do NASF Terra Firme, Adriano Mendonça.

A programação para o bloco de carnaval envolveu várias etapas, inclusive a utilização de materiais de baixo custo para confecção dos próprios abadás. “As idosas participaram de oficinas de confecção e pinturas de camisetas e, com isso, estiveram mais engajadas em todo o processo”, comentou o terapeuta.

A doméstica Maria José Firmiano, de 68 anos, que entrou para o Grupo este ano a convite da amiga e usuária da unidade, Iracema Ferreira, 57 anos, contou a mudança após a aceitação. “Vivia dentro de casa sem ânimo para nada. Agora me sinto mais viva, esqueço os problemas e as coisas ruins quando venho para cá. Chego aqui e o dia todo é alegre, bom e divertido”.

“Somos amigas há quinze anos. Além da Maria José, já trouxe outras amigas para participarem do Grupo”, contou Iracema, que foi incentivada pelo filho a frequentar o NASF e iniciou as atividades em dezembro do ano passado.

O NASF Saúde conta, atualmente, com cerca de 60 idosos que realizam atividades às segundas e quartas-feiras, na quadra da Paróquia. “Tivemos uma adesão muito grande quando trouxemos as atividades para este espaço. Por ser maior, acaba atraindo mais usuários, o que nos deixa muito satisfeitos”.

A equipe do NASF é composta por fisioterapeuta, educador físico, fonoaudióloga, psicóloga, dentre outros profissionais que ampliam a oferta de atividades. 

Relacionadas: