A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Defesa Civil Municipal, vem desde o último sábado, 02, auxiliando de forma continuada as famílias vítimas de um incêndio no bairro de Canudos, em Belém.
O sinistro ocorreu na madrugada do sábado de Carnaval e atingiu 18 casas, localizadas na Vila Rica, na rua Roso Danin, e provocou a morte de uma criança de três anos de idade, Arthur Coelho, única vitima fatal do incêndio.
Agentes da Defesa Civil Municipal realizaram o cadastro das 25 famílias atingidas e o levantamento dos danos, para a emissão dos laudos técnicos das condições dos imóveis, explicou a coordenadora da Defesa Civil, Carol Rezende. “Os agentes fizeram a vistoria para a emissão de laudo pericial para atestar os danos causados, bem como orientação à comunidade e a abertura da campanha de doação para as vítimas da ocorrência. No total foram 18 casas atingidas, sendo 14 com perdas totais e quatro parciais”, completou.
Equipes do Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), setor da Funpapa que promove apoio e proteção à população de extrema vulnerabilidade atingida por situações de calamidade pública e emergência, também vem realizando um trabalho de acolhimento com as famílias, que receberão atendimento psicológico, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Terra Firme. A família da criança, vítima fatal do incêndio, recebeu o auxilio funeral.
De acordo com Adriana Azevedo, presidente da Funpapa, a Prefeitura de Belém vem prestando assistência contínua às vítimas. “Os órgãos municipais vêm todo o processo desde o início, com as primeiras identificações das pessoas, o acolhimento e com a garantia das primeiras necessidades, além de prestar auxílio no local das doações”, explica.
O próximo passo será o atendimento individualizado de cada família, que inicia nesta quinta-feira, 07, no Cras Terra Firme. Serão realizados os encaminhamentos necessários, como emissão de documentos e o cadastro nos programas sociais, por meio do Cadastro Único do Governo Federal.
DOAÇÕES – Interessados em ajudar as famílias vítimas do incêndio podem ir até a Igreja Assembleia Deus, situada na rua Roso Danin, nº 1041, bairro de Canudos. No momento, a maior necessidade de doações é de produtos de higiene pessoal.