A manhã desta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, teve programações especiais em várias secretarias municipais, que logo cedo, celebraram de várias formas, as mulheres e suas lutas. Os órgãos se envolveram com projetos especiais que exaltaram a mulher neste dia.
Semma - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) organizou para suas servidoras um café da manhã na praça do Horto Municipal, que contou com presentes, músicas e um lanche. O secretário da Semma, Pio Neto, esteve presente e fez uma homenagem às que participaram do evento. “É importante reconhecer a importância da mulher, temos profissionais de muita qualidade na secretaria, técnicas com qualificação e que ainda são mães, donas de casa e cumprem o que chamamos de múltipla jornada”, comentou.
“Ficamos muito honrados de poder fazer essa homenagem em nome do prefeito Zenaldo Coutinho para nossas servidoras”, completou Pio Netto.
Silvia Félix, do gabinete da Semma, participou da programação com um sorriso no rosto. “A iniciativa de fazer esse café da manhã foi incrível. Saímos um pouco da nossa rotina para confraternizar e isso já é maravilhoso, os homens participando conosco, esse tem que ser um dia especial”, falou.
Exposição - A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) realizou, também pela manhã, exposição com o tema “Empoderadas e Conscientes: do lixo ao luxo”, no Mercado de Carne, no Complexo Ver-o-Peso. A exposição foi o resultado de uma oficina promovida pelo projeto Mulheres Superando Adversidade (Musa).
Andiara Vilas Boas, professora da oficina, prestigiou os resultados dos trabalhos. Para ela, esse tipo de capacitação é importante para inserir as mulheres no mercado de trabalho. “A coordenação organiza um local e essas mulheres são convidadas a participar, geralmente das comunidades, e depois dos trabalhos fazemos exposições como essa de hoje, é uma forma de ajudá-las a ganhar dinheiro, com materiais que elas já têm dentro de casa”, comentou.
A aluna do projeto, Cátia Costa, participou da exposição. “Fiz do curso na semana retrasada e achei muito legal. São objetos que acabamos jogando fora, poluindo a cidade, e, desse jeito, aprendemos como utilizar eles novamente, trazendo uma nova renda pra nossa família, sem precisar sair de casa”, disse.
Cátia, que já tinha vendido uma de suas produções, não escondeu a alegria. “O produto que eu fiz já foi vendido, e a gente se sente muito feliz, espero que outras mulheres tenham a mesma oportunidade de aprendizado que eu tive aqui”, destacou.
Os produtos vendidos e expostos foram produzidos com materiais recicláveis, como garrafas pet, papelão e potes de plástico.
Noeme Barbosa, coordenadora da Combel, explica que o empoderamento feminino é parte principal da programação. “Capacitamos algumas mulheres que passaram quinze dias em um curso confeccionando essas peças, que estão vendendo aqui e futuramente, poderão ter uma renda própria”, explicou.
“Esse aqui é um braço do projeto Musa. O ano de 2019 começou com muitos casos de violência contra a mulher e a sociedade precisa estar alerta, não podemos nos calar diante do que acontece e a Prefeitura neste dia está trazendo este recado”, finalizou Noeme.
Março Lilás - Na URE (Unidade de Referência Especializada) Saúde da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu manhã desta sexta-feira, 8, a abertura da campanha Março Lilás, que visa estimular mulheres à prevenção do câncer de colo do útero. O tema este ano é “Mulher, ame-se! Cuide de sua saúde!”.
Para promover a saúde e o bem estar das mulheres, que é também um dos princípios do empoderamento feminino, a Casa ofereceu às pacientes corte de cabelo, maquiagem e serviços estéticos, além de exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e ginástica laboral ministradas pelas servidoras do Cerest.
Maísa Gomes, coordenadora da Referência Técnica Prevenção de Violência e Acidentes da Sesma, ressaltou a importância do exame preventivo do câncer de colo do útero. “Estamos perdendo mulheres para a violência doméstica, ou seja, por causas externas. Mas estamos perdendo também para o câncer. Uma doença que, se diagnosticada precocemente, pode ter cura. Este é, portanto, o mês de chamar a atenção para isso, embora todos os meses o sejam. Devemos nos cuidar, nos amar e incentivar umas às outras a fazer o exame preventivo”.
A dona de casa Socorro Tavares, de 60 anos, aproveitou o dia para realçar a beleza com o serviço de maquiagem e participar das demais ações realizadas. “Foi uma coincidência vir para fazer um exame e ser o Dia da Mulher. Estou cheia de coisas para fazer em casa, mas estou aqui aproveitando esse momento que é só nosso. Esta ação é muito importante para incentivar as mulheres a fazerem o exame preventivo. Eu faço todos os anos, pois sou diabética, e tenho que ter um cuidado redobrado”, contou.
A programação se encerrou com entrega de brindes e música ao vivo aos presentes.
Sesan - As servidoras da Secretaria de Saneamento (Sesan) também participaram de uma manhã festiva, neste Dia Internacional da Mulher. Elas foram homenageadas com um café da manhã e 20 servidoras foram agraciadas com placas de homenagens pelos relevantes serviços prestados.
Durante a programação, foram homenageadas as funcionárias mais antigas, como as servidoras Marli Ribeiro do Nascimento e Maria José Correa, com mais de 40 anos de serviços no Departamento de Resíduos Sólidos (Dres).
O titular da Sesan, Claudio Mercês, destacou a importância da homenagem. “Esse é um momento de reconhecimento por tudo que as mulheres representam na sociedade. Como instituição, é uma forma de agradecer às servidoras que trabalham arduamente e desenvolvem um trabalho de excelência nesta secretaria”, declarou o secretário.
Entre as homenageadas estava a servidora Elizângela da Silva Costa, que trabalha há seis anos no município. “Foi uma grande surpresa, pois não imaginava que seria uma das agraciadas com a placa. É muito gratificante essa homenagem, pois representa o reconhecimento do meu trabalho”, comentou a servidora.
* Texto com colaboração de Suênia Cardoso (Sesma) e Noely Lima (Sesan)