As ações de limpeza manual em vias, canais e comportas foram intensificadas durante toda esta semana. Capinação, raspagem e retirada de produção, foram alguns dos serviços executados pelos agentes da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), em vários pontos da cidade.
Os alvos da ação foram os bairros localizados em áreas mais distantes do centro da cidade e que sofrem influência de canais. Na passagem pela 5ª Rua do Tenoné, o trabalho se concentrou na limpeza manual de toda a via, desobstrução de lançamentos e retirada de produção. Ainda no Tenoné, no canal do Pai Grande, a meta foi retirar a produção descartada dentro do canal para evitar possíveis alagamentos.
O trabalho foi acompanhado de perto por moradores do bairro. “Esse tipo de ação é muito válida, pois em época de chuvas fortes a atenção tem que ser redobrada para evitar a obstrução da tubulação. A limpeza deu uma cara nova ao local, pois retiraram todo o mato que já começava a crescer na beira do canal”, comentou a moradora Fátima Santos, de 57 anos, que reside há 20 anos no local.
“Considero a limpeza manual tão necessária quanto à limpeza com as máquinas, já que existem pontos em que o maquinário não tem acesso”, opinou dona Fátima.
No conjunto Ariri Bolonha, no bairro do Sideral, a limpeza foi efetuada na área da praça do bairro.
Outro ponto atendido pelo serviço foi o trecho que compreende os canais do Lago Verde com o canal do Tucunduba, no bairro da Terra Firme, onde foi feita a desobstrução de tubulações, lançamentos com compressor de ar e retirada de produção.
“Atuamos de forma programada na limpeza, dragagem e manutenção dos trechos onde é possível alcançar, com homens e máquinas”, detalhou o secretário de saneamento Claudio Mercês.
“São serviços realizados regularmente e que estão dentro de nosso cronograma de ações, mas que são reforçados durante o período das fortes chuvas”, completou o secretário.