Pesquisar

Prefeitura de Belém dá apoio ao projeto "Conquistando a Liberdade"

Foto: Tássia Barros - Comus
Prefeitura de Belém dá apoio ao projeto "Conquistando a Liberdade"
Prefeitura de Belém dá apoio ao projeto "Conquistando a Liberdade"
Prefeitura de Belém dá apoio ao projeto "Conquistando a Liberdade"

Trinta internos do regime semiaberto participaram de ações de limpeza e roçagem da praça da República.

Vinte internos do regime semiaberto da Colônia Prisional Agrícola de Santa Izabel (CPASI) e dez internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, que integram o projeto “Conquistando a Liberdade”, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), estiveram na manhã deste sábado, 30, na praça da República, centro de Belém, participando de ações de limpeza e roçagem do lugar.

A ação tem a parceria da Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Saneamento (Sesan), além do apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB). Os internos chegaram à praça em dois ônibus que ficaram à disposição deles para o retorno às casas penais.

O projeto “Conquistando a Liberdade” incentiva a ressocialização de detentos por meio de serviços à comunidade. “Esses internos trabalham em espaços públicos, como na revitalização de praças e escolas públicas. É uma forma deles saíram da cadeia e terem mais contato com a sociedade, o que contribui na ressocialização dessas pessoas”, explicou Tiago de Oliveira Faro, gerente de comercialização da Susipe.

Ações - Para ajudar nas ações dos detentos, a Semma cedeu o material de jardinagem e equipamentos. Cerca de dez funcionários fizeram a roçagem, no que foram auxiliados por agentes da Sesan, que fizeram a limpeza do espaço, com auxílio de uma caçamba para recolher o lixo, e o uso de carros pipas para a lavagem.

Élido Dias, de 40 anos, participa do projeto “Conquistando a Liberdade” há sete meses e esta é a sétima vez em que ele está nas ações. “Até dezembro deste ano, devo deixar a penitenciária. O projeto foi importante porque me ajudou a ter disciplina, melhorar a minha confiança e tenho esperança que, ao sair, ele possa me reintegrar à sociedade. Participar do projeto só me trouxe benefícios”, contou.

O técnico agrícola da Semma Jackson Costa disse que a secretaria tem um cronograma de limpeza das praças de Belém, mas com auxílio dos integrantes do projeto “Conquistando a Liberdade” o trabalho flui melhor. “Contar com a ajuda deles é muito importante, porque eles nos ajudam e nós ajudamos a eles. Estamos com uma equipe aqui e eles estão bastante integrados conosco”, avaliou.

As internas da Cooperativa Arte e Família do CRF (Coostafe) aproveitou a manhã na praça para mostrar o trabalho de artesanato desenvolvido pelas internas. “Temos um ponto fixo na feira de artesanato que funciona na praça da República, aos domingos, mas quando há ações como essa aproveitamos e fazemos uma exposição. A renda que apuramos é repassada às nossas famílias”, detalhou Isabel Maciel, participante do projeto.

Encerramento - No domingo, 31, às 9h, o anfiteatro da praça da República sediará o encerramento da campanha de arrecadação de livros literários e educacionais, promovido pela Susipe, marcando o final das atividades do projeto “Conquistando a Liberdade” que começaram neste sábado.

Relacionadas: