A partir desta terça-feira, 2, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) começa a convocar os 448 candidatos aprovados e classificados do Concurso Nº 002/2018 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para o provimento de vagas nos níveis médio, técnico de nível médio e superior.
A convocação dos concursados começa a ser publicada na edição desta segunda-feira, 1, do Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo a secretária municipal de administração, Eva Franco, serão chamados todos os aprovados e classificados na mesma data, mas em uma ordem escalonada de 50 por dia para apresentação de documentos, para evitar filas desnecessárias. “Os aprovados serão lotados em unidades do município, com a carga horária de trabalho de acordo com o concurso”, explicou.
O secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim, disse que “os novos profissionais só têm a somar, porque a saúde da população hoje é a prioridade do município. O concurso também oferece para a administração a possibilidade de recrutar pessoas qualificadas para melhorar o desempenho das missões na área da saúde”.
As provas objetivas e discursivas do certame foram executadas pela empresa Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA. (AOCP) e realizadas no dia 21 de outubro de 2018, em Belém, para os cargos de nível médio de agente de vigilância sanitária e ambiental; para técnicos de nível médio em enfermagem, laboratório e radiografia; e para nível superior para vagas de biomédico, enfermeiro, engenheiro sanitarista, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Investimentos - Desde que assumiu a gestão, em 2013, o prefeito Zenaldo Coutinho tem priorizado investimentos na área da saúde, saltando de 18,22% em 2012 para 24% em 2018, bem acima dos 15% estipulados pela Constituição Federal, os recursos destinados à pasta da saúde.
Atualmente, a gestão municipal conta com 82 unidades básicas de saúde, dez casas especializadas, quatro hospitais, três Unidades de Pronto Atendimento (Terra Firme, Sacramenta e Icoaraci) e uma ampla rede conveniada com estabelecimentos públicos e privados.
A melhoria e ampliação da rede permitiram ampliar em 11,13% os procedimentos realizados na atenção básica, que em números reais significam aumento em mais de 450 mil atendimentos na rede somente em 2018. Em 2012, foram 4.162.363 procedimentos realizados, já em 2018 este número cresceu para 4.625.454, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em urgência e emergência, os procedimentos aumentaram mais de 1.000%, saindo de 252.208 atendimentos em 2012 para 1.295.167 em 2018.