Pesquisar

Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha

Foto: João Gomes / COMUS
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha
Feirantes aprovam projeto da nova feira do Porto da Palha

O projeto da nova feira do Porto da Palha foi apresentado aos representantes dos trabalhadores da feira para avaliação e adequações

A Prefeitura de Belém apresentou na segunda-feira, 1º, na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o projeto da nova feira do Porto da Palha aos representantes dos trabalhadores da feira para avaliação e adequações. Após ajustes, o projeto foi aprovado pela comissão presente, que contou com um trabalhador de cada segmento da feira.

O projeto, que foi elaborado pela empresa licitada DPJ, contempla todos os setores da feira, como hortifrutigranjeiros, industrializados, lanches, refeição, açaí, farinha, mercearia, serviços, carnes e vísceras, frango, pescado, camarão e caranguejo. Ao todo, serão 189 unidades construídas com designs modernos e padronizadas de acordo com a necessidade de cada atividade e orientações da Vigilância Sanitária.

De acordo com Ednaldo Mácola, diretor de Planejamento Urbano da Seurb, as novas instalações da feira do Porto da Palha serão feitas em um galpão em um terreno ao lado da feira atual e que foi desapropriado pela Prefeitura, no bairro do Jurunas. “É uma área ampla, no mesmo local, que proporcionará mais conforto e segurança para os trabalhadores e consumidores dos produtos que chegam à capital, principalmente, pelos rios”, ressaltou o arquiteto.

Mácola acrescenta que o modelo de feiras implantado atualmente é fruto de anos de pesquisa, escuta das necessidades dos feirantes e cumprimento às normas vigentes. “O projeto foi bem avaliado pelos trabalhadores, que pediram apenas ajustes nos boxes de pescado e frango, o que serão atendidos por nós”, destacou o diretor.

Reforma - Para o presidente da Associação dos Feirantes e Moradores do Porto da Palha, João Barbosa, a reforma chega em um momento certo, em que a feira já não possui mais estrutura adequada para atender aos trabalhadores e consumidores. “Nós que trabalhamos na feira precisamos de um espaço melhor. Estamos muitos felizes com o trabalho que o prefeito está fazendo para nós e mais ainda ficaremos quando estiver pronta”, disse.

“Com a nova feira, esperamos as melhorias, porque nós vamos ter visitas de pessoas que vêm de fora e queremos resgatar as festas tradicionais, como a de São João, que era conhecida nacionalmente e há quase 20 anos não é mais realizada. Também esperamos aumentar as vendas e atrair mais consumidores”, afirmou João, que há mais de 15 anos é feirante da segunda feira mais antiga da capital e que abastece as outras feiras da região.

Projeto - A secretária de urbanismo de Belém, Annete Klautau, lembrou que a requalificação das feiras é um compromisso da atual gestão, que está trabalhando em paralelo às reformas do Ver-o-Peso, feira do Jurunas, Porto do Açaí e Porto da Palha.  

“Sabemos da necessidade deste trabalho, e por isso chamamos os feirantes para que eles vejam o projeto, avaliem e apresentem as suas considerações. Isso é fundamental para que o espaço esteja adequado ao exercício da função de cada um e garanta o bom funcionamento da feira. É um momento de união e colaboração. Para nós é uma alegria já ter dado esse primeiro passo”, destacou Annete.

No projeto da nova feira há ainda espaço para estacionamento, bicicletário, banheiros, praça de alimentação, armazenamento de contêineres, sala de reunião para a Associação dos Feirantes, espaço para agentes da Vigilância Sanitária, das Secretarias de Economia (Secon) e de Saneamento (Sesan) e de vigilância. Após a aprovação do projeto arquitetônico pelos feirantes, será finalizado o projeto executivo para licitação da obra.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem!

TAGS:

Relacionadas: