As bem sucedidas seis experiências em saúde apresentadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), Departamento de Urgência e Emergência (DEUE) e Departamento de Atenção Básica (DEAS), da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foram defendidas na manhã desta quarta-feira, 10, na I Mostra de Experiências Municipais em Saúde “Pará, Aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS/PA).
O evento teve por objetivo estimular o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), incentivando os municípios que procuram soluções inovadoras de implementação do SUS e que fortalecem a saúde como direito. Das 50 experiências expostas, 17 serão escolhidas para representar o Pará na Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS”.
“Nosso papel é fazer a divulgação dessas experiências exitosas. Conscientizar a população, prestigiar o trabalho técnico e, sobretudo, valorizar o sistema”, disse Charles Cezar Tocantins, presidente do COSEMS/PA.
“Para o município de Belém foram concedidas três vagas na Mostra. Entretanto, pela quantidade e qualidade dos projetos executados na rede municipal de saúde, nós fomos agraciados com mais três vagas. Temos um total de seis projetos de diferentes experiências e áreas que foram defendidos”, ressaltou Carmem Célia Pinheiro, assessora técnica do gabinete da Sesma.
Experiências - Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Leila Flores, a Mostra permitiu o conhecimento de experiências exitosas das diversas regiões do Estado, assim como, o conhecimento de uma região que tem características diversas. “Temos profissionais de grande competência, e que, mesmo diante de inúmeras dificuldades são capazes de realizar grandes experiências que podem qualificar, cada vez, mais o atendimento à população e mudar o cenário da saúde nos municípios e no Estado”, enfatizou a diretora.
A Sesma dispõe de equipes de profissionais que vêm desenvolvendo um conjunto de práticas integrativas que contribuem cada vez mais para a melhoria da assistência prestada ao usuário do SUS.
Projetos - Confira os projetos apresentados pela Sesma na I Mostra de Experiências Municipais em Saúde “Pará, Aqui tem SUS”:
• Sistema de gestão rede bem estar-BI (RBE-BI), por Claudio Roberto de Lima;
• Descentralização do fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), como forma de prevenir o agravamento dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Josué Marques da Costa;
• Projeto de um incentivo à notificação compulsória de doenças de interesse para a saúde pública, de Josué Marques da Costa;
• Estratégias para incentivo ao pré-natal do parceiro na UMS Tapanã, por Mariana Costa Correa;
• Investigação do surto de sarampo entre refugiados venezuelanos em Belém-PA, por Eula Oliveira Santos;
• O controle das Geo-Helmintíases em escolares ribeirinhos: um processo integrativo entre a saúde e a educação, por Sheila Paula da Costa Prestes;