“Desde o incêndio, a Prefeitura de Belém tem dado o total apoio, e é importante, porque depois de uma perda tão grande quanto à nossa, precisamos desse apoio emocional e psicológico”, conta, com emoção, René Tiago, que teve perda total de sua casa em virtude do incêndio que aconteceu no bairro do Canudos, no mês de fevereiro passado.
A família de René é uma das que receberam o auxílio aluguel, entregue na tarde desta quinta-feira, 11, pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Auxílio aluguel - O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve presente na entrega e destacou o trabalho em conjunto que está sendo realizado para o atendimento às pessoas afetadas pelo incêndio. “Estamos entregando o aluguel social por quatro meses para o acolhimento dessas famílias. Agora, além do aluguel social, junto com a Funpapa e a Secretaria de Habitação, estamos caminhando para a solução habitacional dessas famílias que estão em áreas de remanejamento”, esclareceu Zenaldo.
“Hoje encerramos a participação efetiva enquanto alta complexidade, e a partir de agora, precisamos articular com todas as redes de serviço e suprir as necessidades das famílias”, destacou Adriana Azevedo, presidente da Funpapa.
Todas as famílias vítimas do incêndio foram cadastradas para receber o auxílio aluguel, no valor total de R$ 2 mil. O benefício já foi liberado para as pessoas que sofreram perdas com o incêndio e que apresentaram as documentações exigidas pela Fundação.
“Quando meu imóvel pegou fogo eu estava viajando, e soube do incêndio no dia seguinte”, conta Paulo Moraes, morador da Vila Rica, atingida pelo fogo. “Não posso mais morar na minha casa, mas estou tranquilo porque estou recebendo todo o suporte”, diz.
Atendimentos - Desde o dia do incêndio, a Prefeitura de Belém está prestando atendimento e auxiliando a população atingida. “Estivemos na área, fizemos os levantamentos das famílias, identificamos a necessidade de cada um e o que eles precisavam naquele momento. A partir daí, fizemos todo um atendimento integrado junto à essas famílias envolvendo várias questões, e entre elas, o auxílio aluguel”, explicou Lourdes Cunha, coordenadora do Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), da Funpapa.
Os atendimentos incluem encaminhamentos para a retirada de documentos, cadastramento em programas sociais, acompanhamento psicológico, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e auxílio nas arrecadações das doações.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.