Moradores do conjunto habitacional Viver Maracá, localizado na estrada de Outeiro, participaram de um ciclo de palestras nas noites de terça, 23, e quarta-feira, 24, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). O tema foi educação financeira.
Foram abordados vários assuntos, como economia de energia elétrica e de água e a importância da economia no lar, explicou o contador da Codem Francisco Lopes, que ministrou a palestra. “A principal meta é que eles compreendam que orçamento doméstico é um estilo de vida, podendo ser transformado em um hábito, se conscientizando de que o planejamento deve ser adequado”, disse Lopes.
A doméstica Alderina Barbosa, 59 anos, está há cinco meses vivendo uma outra realidade. Contemplada com uma unidade no residencial por meio do programa Viver Belém, Minha casa - Minha vida, ela ficou livre do aluguel e o orçamento melhorou. A palestra veio em boa hora para ajuda-la a aplicar esse rendimento. “Amei a palestra de economia e vi que não faço isso. Vamos procurar gastar menos e economizar na energia e na água”, comentou.
A autônoma Neidiane Carneiro, de 34 anos, ficou atenta às recomendações e afirmou que colocará em prática, junto com a família, as boas dicas dadas para economizar nas contas de luz e água. “Estou aprendendo a economizar. Em casa procuro ficar atenta e regrar as coisas com minha família”, afirmou.
Assistência - O residencial Viver Maracá foi entregue pela Prefeitura de Belém em julho do ano passado. O conjunto habitacional faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, construído em parceria com o governo federal, e possui aproximadamente 550 unidades, distribuídas em 23 blocos.
Logo após a entrega dos imóveis, profissionais da Codem e da Secretaria de Habitação (Sehab) começaram a por em prática o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial, que prevê uma série de atividades, palestras e cursos para os moradores do residencial, explica Artemissa Pimenta, gestora da Unidade de Cadastro e Mobilização Social da Codem.
“Palestras voltadas para conviver bem, regras de vizinhança, oficina de meio ambiente, cursos para desenvolver renda. Eles precisam passar por um processo de adaptação e estamos aqui para facilitar esse processo, executando um plantão social para realizar orientações sobre vários temas”, explicou Artemissa.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.