Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU) e a equipe técnica do processo de revisão do Plano Diretor de Belém participaram na tarde desta terça-feira, 30, de duas mesas de debate, com o objetivo de capacitar os conselheiros nos temas “Desenvolvimento Urbano e a Questão Metropolitana” e também no de “Desenvolvimento Econômico”. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
“Essas mesas fazem parte da primeira etapa dos ciclos de palestras, e buscamos com elas qualificar todos os conselheiros envolvidos com o CDU, já que alguns deles vêm de áreas que não trabalham diretamente com as questões urbanas. Procuramos, assim, nivelar o conhecimento dos conselheiros envolvidos”, explicou Nazaré Rodrigues da Costa, da titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) e Secretária Executiva do CDU.
“Os palestrantes passaram pela avaliação dos próprios conselheiros, e optamos por pessoas com maior conhecimento sobre as áreas discutidas. Os convidados são mestres, experientes nas questões relacionadas aos debates”, comentou a secretária.
Mesas - A primeira mesa, “Desenvolvimento Urbano e a Questão Metropolitana”, foi conduzida pelo professor de arquitetura da Universidade Federal do Pará (UFPA), José Júlio Ferreira Lima, e contou com Reinaldo Alcântara, técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Seurb), como debatedor. A segunda, sobre “Desenvolvimento Econômico”, foi realizada por Everton Costa, analista técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
José Júlio Ferreira Lima, primeiro palestrante do dia, elogiou a iniciativa do CDU. “Acho importante trazer essas discussões para o Conselho, diz respeito aos assuntos que eles devem deliberar. Aumentar o conhecimento sobre isso é fundamental”, pontuou.
“A minha proposta foi discutir o que entendemos por desenvolvimento urbano, e depois falar sobre a questão metropolitana aproveitando quatro pontos principais, o saneamento, habitação, transporte e gestão metropolitana”, finalizou o professor.
Roberta Menezes Rodrigues é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, representa a instituição dentro do Conselho e participou da capacitação, enfatizando a importância desse trabalho para o aperfeiçoamento dos conselheiros.
“A capacitação é feita para nós conselheiros termos as condições de desempenhar o nosso trabalho com mais qualidade. Temos não só acesso a novas informações, mas também a uma formação complementar vindo de especialistas, pessoas que conhecem mais profundamente alguns temas, para nos dar subsídio de encaminharmos o que precisamos dentro do Conselho”, destacou a professora.
“Nossa expectativa é ter uma capacitação proveitosa para aplicar dentro do Conselho de forma eficaz”, complementou.
A mesa de debate faz parte da primeira etapa dos ciclos de palestras. As programações de capacitação do CDU contam com palestras, mesas redondas, oficinas e cursos.