Foi aprovado nesta quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Belém (CMB), o projeto que altera e revoga os dispositivos da Lei que institui a gratificação por plantão remunerado dos servidores concursados da Guarda Municipal de Belém (GMB). Em sessão extraordinária, o projeto, de autoria do prefeito Zenaldo Coutinho, foi aprovado recebendo 21 votos a favor contra uma abstenção.
Com a correção, o valor mínimo que atualmente equivale a R$ 100, deve subir para R$ 180, sendo que são doze horas de trabalho. Com a alteração da Lei aprovada pela Câmara Municipal, o projeto será enviado ao prefeito para ser sancionado.
Gratificação - O reajuste da Gratificação por Plantão Remunerado dos guardas terá o aumento correspondente, em média, a 50%. Esse pagamento é permitido aos 1.100 servidores que estejam em efetivo exercício de trabalho e que atuem na área operacional da corporação. O trabalho é de forma voluntaria e em dias de folga, em uma forma de complementar a renda mensal de cada um.
"É muito importante para nós que esse projeto tenha passado, porque o guarda vai para o plantão remunerado ganhando um pouco melhor, um dinheiro significativo para a construção do orçamento familiar. E o mais importante é que estaremos tirando essa remuneração de forma correta, resguardados pela instituição e pela Lei", disse o Inspetor Carlos Dimitri Cavalcante, diretor financeiro da Federação das Entidades dos Guardas Municipais.
O Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, Almir Ferreira, viu esse momento como mais uma vitória para a categoria. “Conseguimos avançar nesse ponto e é um avanço de todos. É fruto das nossas lutas, e eu só tenho que agradecer ao prefeito e aos vereadores por atenderem a mais um ponto das nossas reinvindicações”, disse.
Sobre o aumento de 50%, Almir acrescentou: “É importante salientar que não vamos ter alteração na folha de pagamento e é preciso agradecer ao prefeito pela demonstração de sempre estar buscando soluções para a Guarda Municipal. Afirmo que agora muitos guardas estão felizes com o reajuste, pois vai melhorar ainda mais a qualidade de vida deles", comemorou.