Com capacidade para atender até 16 mil pessoas por mês, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Portal da Amazônia será entregue à população ainda este ano. Foi o que asseguraram o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), responsável pela unidade, em visita técnica ao local, nesta sexta-feira, 24.
A nova unidade, localizada na rua Oswaldo de Caldas Brito, esquina com rua Z03, vai oferecer os atendimentos de atenção básica de saúde e também contará com quatro equipes do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF). Com mais de 500 m² de área construída, a unidade funcionará com oito consultórios, sendo cinco de clínica médica e três de odontologia, todos com acessibilidade; salas de imunização, de observação, de inalação, de coleta, de curativos e de exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU).
Além das salas de atendimento, a nova unidade terá ainda salão de atividades coletivas; farmácia; esterilização e expurgo; vestiários e banheiros com acessibilidade; abrigo exclusivo para lixo reciclável, hospitalar e comum; e uma subestação de energia. A cobertura da unidade foi construída com uma moderna estrutura metálica e manta de isolamento termoacústico.
Para Raimundo Tavares, que mora na comunidade há 32 anos e é membro da associação de moradores da área, a UBS será um grande benefício para os moradores do Portal da Amazônia. “A expectativa por essa unidade é muito grande. Vai ser um ganho para nós que atualmente temos que recorrer à Unidade do Jurunas para conseguir uma consulta e cuidar da saúde”, afirmou.
Visita - Durante a visita, que foi acompanhada por moradores da área e integrantes de associação de moradores, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, reforçou a importância da unidade para a área. “Esta unidade está inserida em uma área descoberta de estabelecimentos de saúde. Por isso, ela será fundamental para a comunidade e irá complementar os atendimentos da UPA Jurunas e Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, no Guamá, que, em breve também estarão atendendo à população”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sergio de Amorim, o investimento da na construção da unidade foi de cerca de R$ 2,3 milhões. “Este é mais um investimento em saúde da Prefeitura de Belém que dará suporte a uma comunidade que não possui esse atendimento de saúde, na atenção básica”, enfatizou o secretário.
O vereador Gleisson Silva (PSB) também participou da visita e ficou satisfeito com o que observou na obra. “Com mais essa obra, podemos observar a importância que a Prefeitura tem dado à área da saúde em Belém. Será uma unidade completa e com grande capacidade de atendimentos, que dará o suporte na atenção básica e na prevenção”, frisou o vereador.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.