Pesquisar

Defesa Civil leva voluntários para doação de sangue no Hemopa

Foto: Oswaldo Forte
Defesa Civil leva voluntários para doação de sangue no Hemopa
Defesa Civil leva voluntários para doação de sangue no Hemopa
Defesa Civil leva voluntários para doação de sangue no Hemopa

Voluntários da Defesa Civil Municipal participam de campanha de doação de sangue no Hemopa.

A solidariedade foi personagem principal na campanha de doação de sangue promovida pela Defesa Civil do Município na manhã deste sábado, 25, na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A expectativa é de que durante o dia todo cerca de 50 pessoas sejam voluntárias na programação. “Nós contamos com 30 voluntários da Defesa Civil, além de parentes e amigos que sempre nos acompanham nessas ações”, destacou Carol Rezende, coordenadora da Defesa Civil Municipal.

Leileane Leite, voluntária da Defesa Civil que atua na Chefia de Gabinete, entende a importância da doação de sangue e não pensou duas vezes antes de doar. “Essa é uma experiência muito positiva e eu estou me sentindo muito feliz de poder fazer esse ato de solidariedade para quem precisa, é muito importante ter essa consciência. Hoje sou eu quem estou doando, amanhã posso precisar”, disse. E o medo da agulha? Leileane garante que ele não é maior que a vontade de ajudar. “Tem um pouquinho sim”, comentou rindo. “mas acho que esse medo é mínimo perto do valor da nossa contribuição”.

A campanha já está na terceira edição e a cada ano o número de voluntários aumenta. Carol Rezende explica que a Defesa Civil realiza um trabalho de atenção à população e que a doação de sangue faz parte disso. “A Prefeitura Municipal de Belém através da Defesa Civil tem um papel especial de atenção à população e nesse sentido sempre trabalhamos com ações solidárias.Uma dessas ações é a doação de sangue em parceria com o Hemopa”. A coordenadora não pôde doar por restrições, mas ressaltou a importância da ação. “A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, assim nós prestamos auxílio à população”, finalizou.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos e pesar no mínimo 50kg. Os doadores menores de 18 anos também precisam estar acompanhados de um responsável legal. Além disso, cuidados com o descanso e alimentação no dia anterior precisam ser observados. Para doar é necessário apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O Banco de Sangue da Fundação Hemopa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h; e aos sábados, das 7h30 às 17h. Fica localizado na travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: