A Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol e Portal de Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Educação (Semec), fez a entrega de certificados aos concluintes dos cursos de qualificação profissional disponibilizados pela Prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 30, no ginásio Altino Pimenta, bairro do Reduto.
A cerimônia de entrega dos certificados reuniu mais de 400 jovens e adultos, que estiveram divididos em turmas de qualificação de Garçom e Garçonete; Qualidade no Atendimento; Agente de Portaria; e Empreendedorismo e Oratória.
Kadmiel Costa, coordenador do Fundo Ver-o-Sol, comentou que, de março a maio deste ano, a instituição recebeu mais de 3 mil solicitações para inscrição nos cursos de capacitação profissional. “Este primeiro semestre tem sido bastante movimentado no Fundo Ver-o-Sol. Apenas em três meses, fizemos o cadastro de mais de 3 mil pessoas, sendo que conseguimos atender a mais de 1.600. As demais se encontram no cadastro de reserva e serão chamadas a partir de agosto próximo”, explicou Kadmiel.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, presente à cerimônia, destacou que a educação é um dos pilares mais importantes para o crescimento humano. De acordo o prefeito, adquirir conhecimento e saber como compartilhá-lo é um ato valioso. “Agradecemos aos professores, que tanto se dedicaram para compartilhar todo o conhecimento com os alunos que estão aqui. Ressalto que grande parte do crescimento de todos vocês é em função da constante busca pela melhoria pessoal e profissional. Todos estão de parabéns, pois representam essa força de vontade que o nosso povo tem”, elogiou Zenaldo Coutinho.
Parceria - Este ano, o Fundo Ver-o-Sol passou a contar com o apoio da Semec para os alunos do Fundo Ver-o-Sol. O curso de Informática teve a parceria da Semec, que disponibilizou salas de informática das escolas municipais de Belém e dos distritos municipais, que são estruturadas com equipamentos necessários, para as aulas práticas do curso.
A titular da Semec, Socorro Aquino, disse ter ficado feliz ao notar que as turmas de concluintes são compostas de pessoas de idades variadas. “Quero destacar que para adquirir conhecimento, a idade é um fator irrelevante. A Semec se coloca à disposição dos alunos para auxiliar nessa fase de capacitação profissional, por meio do curso de Informática. Digo a todos que não tenham medo da tecnologia, e a encarem como uma aliada no crescimento de vocês”, aconselhou a secretária.
Cursos - Priscila Vasconcelos, de 32 anos, concluinte do curso de Garçom e Garçonete, agradeceu a oportunidade de crescimento profissional. Emocionada, a aluna foi escolhida a oradora da turma do seu curso. “Durante o período das aulas, pude constatar as muitas pessoas que passam pelo Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador à procura de atendimentos, e são encaminhadas ao mercado de trabalho. Sou grata pela oportunidade de me qualificar e fico muito honrada em ouvir elogios dos nossos clientes, e mais ainda de quem nos deu a oportunidade de emprego”, detalhou Priscila.
Ana Claudia Gatinho, de 31 anos, está desempregada e encontrou no Fundo Ver-o-Sol a oportunidade de se reciclar e voltar ao mercado de trabalho. “Sempre trabalhei com atendimento ao público. Soube do curso Qualidade no Atendimento, por meio do site do Fundo Ver-o-Sol, e fui em busca da minha vaga. Durante o processo de aprendizado, percebi que apesar de ter experiência com o público, sabia pouco sobre a importância na qualidade no atendimento”, contou Ana Cláudia.