A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fez a abertura da XVI Semana Municipal do Meio Ambiente. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 5, no Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves e reuniu alunos da rede municipal, servidores, parceiros e instituições privadas.
Para este ano, o tema escolhido foi “Arborização: Solução Ambiental com Gestão Compartilhada” e o titular da Semma, Pio Netto, ressaltou que o dia 5 de junho tem importância mundial. É uma data em que questões para a preservação do meio ambiente são debatidas.
“É um momento para que nós possamos refletir o quanto somos dependentes dos recursos naturais. E o principal desafio que se apresenta é o crescimento de forma ordenada, o desenvolvimento com absoluta responsabilidade ambiental. Por isso nós estamos aqui para apresentar à sociedade um elenco de ações da Semma, fruto do trabalho conjunto com as demais instituições do município”, disse secretário.
A programação de abertura teve como pontos altos a assinatura do termo de cooperação técnica (TCT) entre a Semma e a Celpa, que atuam em conjunto para a manutenção dos vegetais na cidade que atingem a rede elétrica, além da entrega do certificado denominado “Amigos do Verde” às empresas que estão de acordo com as diretrizes da lei de resíduos sólidos e pessoas que contribuem com as práticas sustentáveis na capital.
Brenda Lopes, representante do instituto Manguezal, recebeu e certificado e explicou que a entidade trabalha no fomento da educação ambiental e na estimulação da coleta seletiva na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nas praias da região nordeste do Pará.
“O nosso objetivo é fortalecer a cadeia da reciclagem, estimulando a população a realizar a coleta seletiva, pois nós entendemos que, além da atuação dos órgãos municipais, é necessário a atuação da comunidade, e receber esta certificação da Semma demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou Brenda.
Comprometimento - Alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco, do bairro do Marco, pensando de que forma poderiam contribuir para a preservação do meio ambiente tiveram a ideia de criar uma carta de compromisso com Belém e o meio ambiente, na qual se comprometem a atuar nos próximos 20 anos em benefício da preservação da natureza. Os estudantes leram a carta e a enterraram junto de uma muda de planta, para celebrar a data e encerrar a programação desta quarta.
As crianças participaram também da apresentação do coral do projeto “Cantar-o-Lar: musicalizando o meio ambiente”.
Programação - A Semana do Meio Ambiente segue até o próximo domingo, 9, com programação sempre a partir das 8 horas. Na quinta-feira, 6, a programação prossegue no Bosque Rodrigues Alves, com atividades também na praça Dom Alberto Ramos, na Marambaia, e na avenida Duque de Caxias. Já no dia 7, a programação será realizada na praça Dom Mario Villas, em Val-de-Cans, e na avenida Duque de Caxias. No dia 8 as atividades seguem para as praças Milton Trindade, do Horto Municipal, e dos Estivadores, com encerramento no Bosque Rodrigues Alves no dia 9.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.