O mês de junho em Belém é época de várias manifestações culturais. A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), promove a partir deste domingo, 16, apresentações de grupos culturais de cordão de bicho e pássaros juninos no teatro do Museu Emilio Goeldi, sempre a partir das 9h.
Wanderlei de Castro, de 52 anos, guardião do Grupo Pássaro Junino Rouxinol, diz que é muito importante manter essa cultura viva: “Eu herdei esse grupo da minha avó. Temos mais de 110 anos de existência, somos o mais antigo de Belém. Então, é muito importante para essa manifestação cultural o incentivo que a Prefeitura está dando para as apresentações porque preserva a cultura”.
Os pássaros juninos e cordões de bicho são atrações folclóricas típicas do Pará. Eles surgiram no século XIX, quando pessoas que não podiam frequentar o teatro se reuniam e faziam espetáculos na rua. A manifestação cultural mistura música, danças e dramatização. Os ritmos que embalam as apresentações variam entre carimbó, samba e quadrilha.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do Museu Emilio Goeldi nos dias de apresentação.
Confira a programação:
Dia 16/06:
9h - Pássaro Junino Papagaio Real.
10h - Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa.
11h - Pássaro Junino Beija-Flor.
12h - Pássaro Junino Sábia.
Dia 23/06:
9h - Grupo Junino Pavão.
10h - Pássaro Junino Tucano.
11h - Grupo Junino Tem-Tem do Guamá.
12h - Cordão De Pássaro Tem–Tem do Mosqueiro.
Dia 30/06:
9h - Pássaro Junino Rouxinol.
10h - Cordão de Pássaro Pequeno Guará.
11h - Pássaro Junino O Uirapuru.
12h - Cordão de Bicho Bacu.
07/07:
09h00 – Pássaro Junino “A Garça”
10h00 – Cordão De Pássaro “Colibri Do Outeiro”
11h00 – Cordão De Pássaro Tangará
12h00 - Pássaro Junino Ararajuba
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.