Bandeirinhas, roupas características, comidas típicas e muita diversão marcaram o primeiro dia de Arraiá da Capitá no distrito de Outeiro neste sábado, 15. O evento, organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), contou com várias atrações musicais e culturais.
“Este ano, nós da Prefeitura de Belém, estamos resgatando a cultura do São João. Conseguimos trazer a fogueiras, brincadeiras e sem contar a valorização dos grupos regionais, provendo e incentivado a cultura local”, destacou Yan Miranda, titular da Arout. “Também contamos com os visitantes e moradores de outros distritos, que junto com os ambulantes regularizados movimentou a economia na ilha de Caratateua”, completou Yan.
A programação foi distribuída em dois dias. Iniciando oficialmente no sábado, com brincadeiras, apresentação de quadrilhas juninas, cordão de pássaros e boi-bumbá entre outras atrações.
Antônieta Cruz do Rosário, 67 anos, é moradora do bairro Brasília, em Outeiro. A aposentada é devota de Santo Antônio e agradece pela oportunidade de poder recordar a adolescência, período em que se apresentava em grupos juninos. "É muito bom participar, pois acho lindo as fantasias e coreografias dos grupos. Me recordo da época em que participava. Quero parabenizar a Prefeitura de Belém por proporcionar momentos como este aos moradores”, agradece.
Aos 13 anos de idade, Adriano Souza, venceu, pelo segundo ano, a tradicional brincadeira do pau de sebo. "Foi muito cansativo, mas com a ajuda dos meus colegas consegui alcançar a bandeira", contou o estudante e morador do bairro Água Boa.
Já se aproximava das 20h quando os Cordões de Pássaros e as quadrilhas juninas iniciaram as apresentações. “Esse evento é muito importante para todos os que fazem a cultura na ilha de Caratateua. Aqui podemos mostrar para o nosso povo a cultura local e, também, nosso trabalho. Sentimos o carinho da população", disse Laurene Ataide, guardião do Cordão de Pássaros Colibri de Outeiro.
Logo depois dos Cordões de Pássaros, o palco foi tomado pela apresentação das quadrilhas juninas Roceira Estrela Junina e Império Junino do Outeiro. “Estamos muito animados, pois há anos estamos desenvolvendo um trabalho cultural e social em Outeiro. Estamos com uma quadrilha muito forte que por onde passa representa positivamente o distrito. Estamos muito felizes em poder participar do Arraiá da Capitá”, reforçou Ronilson Santos, presidente da Império Junino.
O grupo parafolclórico Muiraquitã encerrou a programação da noite em Outeiro e retorna neste domingo, 16, quando a programação junina segue com concentração a partir das 15h, no estacionamento na Praia do Amor. O cortejo percorrerá cerca de dois quilômetros pelas vias: avenida Franklin de Menezes e Nossa Senhora da Conceição, com chegada no estacionamento da praia do Amor (Pistão).
Confira a programação deste domingo, 16:
Arrastão Cultural de Folguedos de Outeiro
15h – Concentração no estacionamento praia do Amor, na avenida Beira Mar esquina com avenida Franklin de Menezes.
16h – Saída do Arrastão passando pelas avenidas Franklin de Menezes e Nossa Senhora da Conceição, com destino ao estacionamento da praia do Amor (Pistão), no bairro Água Boa.
19h – Encerramento do Arrastão