Nesta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Belém recebeu os 397 novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), aprovados no concurso público de 2018, para o Encontro de Acolhimento, realizado no auditório da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz).
Os servidores foram aprovados para os cargos de nível médio de agente de vigilância sanitária e ambiental; para técnicos de nível médio em enfermagem, laboratório e radiografia; e nível superior para vagas de biomédico, enfermeiro, engenheiro sanitarista, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Para a nutricionista Monique Queiroz, de 28 anos, ser aprovada no concurso foi um sonho realizado. “É um degrau para a minha carreira. Ainda não atuava na área, pois trabalhava como operadora de caixa e ser aprovada foi a realização de um sonho”, contou. A nova servidora se preparou durante três anos para diversos concursos e agora está lotada na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Guamá.
Ampliação - Durante a cerimônia, o prefeito Zenaldo Coutinho destacou a importância do encontro para os novos servidores, que terão papel fundamental no serviço público. “Ampliamos o acesso aos serviços de saúde com a consolidação legítima dos novos servidores, por meio de concurso público. Estamos dando as boas vindas com entusiasmo e desejamos sucesso a todos”, destacou.
O prefeito adiantou também que no segundo semestre deste ano, haverá realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para cerca de 700 vagas na área da saúde, e Processo Seletivo Público (PSP) para, aproximadamente, 500 vagas para equipes de Estratégias Saúde da Família (ESF’s), Agentes Comunitários de Saúde (ACE’s) e Agentes de Controle de Endemias (ACE’s).
Os investimentos e a ampliação dos serviços realizados na área da saúde em Belém são muitos. Zenaldo Coutinho elencou a reforma do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (no Umarizal), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) em pleno funcionamento, inauguração do Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico e da Unidade Especializada em Saúde da Mulher (URE Saúde da Mulher), além da atual reforma do Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira (Guamá), que está em andamento.
“Sabemos que a estrada de vocês também é um capítulo dessa modernização que foi realizada na área da saúde, e que vocês estarão em muitos desses novos espaços para minimizar o sofrimento das pessoas e andar de mãos dadas em busca de resultados positivos em favor de quem precisa”, ressaltou o prefeito.
Procedimentos - Durante o encontro, o titular da Sesma, Sérgio de Amorim, demonstrou o crescimento dos números de procedimentos aos novos servidores. “Saltamos de 252 mil procedimentos na área de urgência e emergência, em 2012, para 1,3 milhão em 2017, com equipes multiprofissionais das quais vocês também farão parte, desenvolvendo um trabalho com amor e dedicação. Sabemos que, apesar das dificuldades, cuidamos da vida de pessoas de forma humanizada e acolhedora, sempre fazendo o melhor”, elogiou Amorim.
Do encontro, além do prefeito e do secretário de saúde, integraram a mesa de abertura a secretária municipal de Administração, Eva Franco; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), José Luiz Moraes; e Andrea Baker, representando os servidores aprovados no concurso.
Andrea Baker atuava no Núcleo de Promoção a Saúde (NUPS) da Sesma, na coordenação de Saúde da Pessoa com Deficiência, estudava para concurso há anos, mas decidiu se dedicar com mais ênfase no ano passado. “Fiz a prova, quando passei, foi a realização de um sonho, pois muito me honra continuar atuando no serviço público. É uma meta de vida que assumi desde o tempo da universidade”. A servidora ingressou na vaga de terapeuta ocupacional, e está lotada no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi).
Após os pronunciamentos, o encontro seguiu com apresentação cultural do grupo Atletas da Alegria e programação técnica com palestras sobre “Direitos, Deveres e Vantagens do Servidor Público Municipal”, “Estrutura Organofuncional da Sesma”, “Legislação Estruturante do SUS” e “Política de Humanização no SUS”.