Conhecer ciência e tecnologia de um jeito diferente e divertido é o que a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, está proporcionando para os alunos da rede municipal com o Teatro Móvel, que chegou a Icoaraci na última segunda-feira, 24.
Composto por atores da Companhia Realejo, o espetáculo oferece apresentações teatrais, todas gratuitas, em quatro sessões por dia. O Teatro Móvel permanece instalado em Icoaraci até sexta-feira, 28, e depois segue para outras cidades.
O projeto tem o objetivo de inspirar meninos e meninas a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e da tecnologia. “A peça foca em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento”, explica a atriz Thai Leão.
O espetáculo conta a história de Luna e Lara, meninas que sonham em ser cientistas famosas e bem-sucedidas na profissão. Enquanto caminham rumo a um espaço que chamam de QG (quartel general), onde costumam se reunir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona, e que faz uma nova provocação. Em seguida, já no QG, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda em um laboratório onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam a ela um mundo de tecnologia e ciências.
“Eu tinha dúvida do que eu queria ser quando crescer, mas depois que assistir à peça vi que quando a gente quer algo de fato temos que buscar e acreditar em nossos sonhos. E hoje aprendi mais um pouco com a Luna e a Lara”, disse Maria Eduarda, de 11 anos, estudante do 6º ano.
Informações - Em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de quatro estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas.
O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da empresa Uber, a iniciativa integra a campanha “Eu Consigo”, que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com a parceria das entidades Força Meninas e Code.org, além das prefeituras municipais de cada cidade visitada.
O Teatro Móvel tem capacidade para 32 pessoas por sessão e foi instalado em frente à Biblioteca Municipal Avertano, localizada na rua Siqueira Mendes, distrito de Icoaraci.